Bendito aquele que semeia livros e faz o povo pensar. Castro Alves

CÉREBRO

O CÉREBRO TEM APENAS 2% DO PESO DO CORPO, MAS CONSOME 20% DE TODA ENERGIA GERADA.
( GILBERTO XAVIER - NEUROFISIOLOGISTA – USP)

ESTUDOS RECENTES MOSTRARAM QUE RECORDAMOS 10% DO QUE LEMOS, 20% DO QUE ESCUTAMOS, 30% DO QUE VEMOS, 70% DO QUE OUVIMOS E DISCUTIMOS, 50% DO QUE VEMOS E ESCUTAMOS – E 90% DO QUE OUVIMOS E FAZEMOS.

É SABIDO QUE QUANTO MAIOR A QUANTIDADE DE FUNÇÕES CEREBRAIS ENVOLVIDAS NO ARMANEZAMENTO DE INFORMAÇÃO MAIS ÁGIL SERÁ A MEMÓRIA.

ALÉM DE DIMINUIR O STRESS, OS EXERCÍCIOS AJUDAM A CIRCULAÇÃO, OXIGENANDO O CÉREBRO, E ISSO É UM ELEMENTO DECISIVO PARA O BOM FUNCIONAMENTO DA CABEÇA.

O SEGREDO PARA MELHORAR A MEMÓRIA NÃO É LEMBRA-SE DE TUDO, MAIS EVITAR QUE A MENTE DESCARTE O IMPRESCINDÍVEL.

QUANTO MAIS AS CONEXÕES ENTRE NEURÔNIOS FOREM ATIVADAS, MAIORES AS CHANCES DE PERPETUAR AS LEMBRANÇAS.

O ARQUIVISTA DO CORPO HUMANO É O HIPOCAMPO, UM ORGÃO DE TAMANHO REDUZIDO ACOMODADO ENTRE OS DOIS HEMISFÉRIOS CEREBRAIS.

OBVIAMENTE É MAIS EFICIENTE TENTAR LEMBRA-SE DE ALGO QUE DIZ RESPEITO À MANEIRA COMO SE GANHA A VIDA DO QUE DE ABSTRAÇÕES TOTALMENTE ALHEIAS AO TRABALHO OU À PROFISSÃO.

O CORTEX ABRIGA CERCA DE 10 BILHÕES DE CELULAS CEREBRAIS.

O CÉREBRO CONTÉM 100 BILHÕES DE NEURÔNIOS, CADA UM DELES LIGADO A MILHARES DE OUTROS.

AS PESQUIZAS MOSTRAM QUE O CERÉBRO PODE FACILMENTE REPROGRAMAR-SE PARA SUPRIR A PERDA DE NEURÔNIOS PROVOCADA PELO ENVELHECIMENTO OU PELOS HORMÔNIOS QUE SITUAÇÕES EXTREMAS DE TENSÃO LIBERAM NO ORGANISMO.(2005)

OS SINAIS MAIS EVIDENTES DO PROCESSO DE ENVELHECIMENTO DO CÉREBRO SÃO REDUÇÃO DA CAPACIDADE DE ABSORVER NOVOS CONHECIMENTOS, DA VELOCIDADE DOS REFLEXOS E DA COORDENAÇÃO MOTORA. POR DECADAS, OS MÉDICOS ACREDITAVAM QUE ISSO SE DEVIA À PERDA DE NEURÔNIOS. PESQUISAS RECENTES APONTAM EM OUTRA DIREÇÃO : A QUEDA NO NÚMERO DE SINAPSES. POR SORTE, AO IDENTIFICAREM O PROBLEMA, OS CIENTISTAS TAMBÉM APONTAM A SOLUÇÃO. EM QUALQUER IDADE, A CRIAÇÃO DE NOVAS SINAPSES É UMA DECORRÊNCIA DO ESFORÇO QUE SE EXIGE DOS NURÔNIOS. TRATA-SE DE UM PROCESSO SIMILAR AO DO FORTALECIMENTO DOS MÚSULOS EM RESPOSTA À INTENSIFICAÇÃO FÍSICA. A LEITURA DE LIVROS, OS EXERCICIOS DE RACIOCÍNIO E DE MEMÓRIA – QUE PODEM SER PALAVRAS CRUZADAS OU QUEBRA-CABEÇAS -, O CONVIVIO SOCIAL E O HÁBITO DE UM BOM BATE PAPO INDUZEM À CRIAÇÃO DE NOVAS CONEÇÕES ENTRE OS NEURÔNIOS. DE ACORDO COM O MÉDICO MICHAEL ROIZEN, QUE SE BASEOU EM ESTUDOS DE HARVARD, ESSAS POUCAS MEDIDAS PREVENTIVAS, SOMADAS A UMA DIETA SAUDÁVEL E EXERCICIOS FÍSICOS, PODEM REJUVENESCER A COGNIÇÃO EM ATÉ CINQÜENTA ANOS E A COORDENAÇÃO MOTORA E OS REFLEXOS EM ATÉ TRINTA ANOS.
(REVISTA VEJA- 24/05/2006)

EXCESSO DE BEBIDA ALCOÓLICA, O STRESS CRÔNICO AGE NA QUÍMICA CEREBRAL. ISSO PORQUE A PRESSÃO EMOCIONAL LEVA À LIBERAÇÃO DE CORTISOL (Corticóide que é álcool esteroidal derivado da cortisona por hidrogenação [fórm.: C21H30O5]), SUBSTÂNCIA QUE INTERFERE COM AS MOLÉCULAS QUE LEVAM GLICOSE AO HIPOCAMPO. EM OUTRAS PALAVRAS, DEIXAM O CEREBRO SEM ENERGIA.
(AROLDO BACELLAR – PRESIDENTE DA ACADEMIA BRASILEIRA DE NEUROLOGIA)

O STRESS EM EXECESSO, AUMENTA A PRODUÇÃO DE CORTISOL, UM HORMÔNIO TÓXICO PARA OS NEURÔNIOS.

O EXCESSO DE CORTISONA (Hormônio produzido pelas supra-renais, utilizado em medicina [fórm.: C21H28O5]), AFETA O SISTEMA NERVOSO, PRODUZINDO EXCITAÇÃO, ESTADOS CONFUSOS, ALTERAÇÃO DE CONCIÊNCIA, DEPRESSÕES, ALUCINAÇÕES VISUAIS E AUDITIVAS OU IDÉIAS DELIRANTES

0 comentários:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial