Bendito aquele que semeia livros e faz o povo pensar. Castro Alves

DICAS PARA SER MAIS CRIATIVO
1) NUNCA SE CONCENTRE COM A PRIMEIRA IDÉIA QUE LHE OCORRER. BUSQUE OUTRAS PARA, ENTRE MUITAS, ESCOLHER A MELHOR.
2) NÃO SE ACOMODE. SEMPRE EXISTE UMA MANEIRA DE FAZER MELHOR, MAIS RÁPIDO OU COM MENOR CUSTO AQUILO QUE VOCÊ FAZ. SE VOCÊ NÃO PENSAR NISSO, ALGUEM IRÁ PENSAR.
3) SEJA CURIOSO. EVITE REPRODUZIR TAREFAS MECANICAMENTE. BUSQUE AS CAUSAS, OS PORQUÊS, AS ALTERNATIVAS, AS IMPLICAÇÕES. MUITAS IDÉIAS SURGEM DAÍ.
4) IDÉIAS NÃO SAEM DO NADA. IMAGINE, CONCENTRE, ASSOCIE, ADAPTE, SUBSTITUA, MODIFIQUE, INVERTA, AMPLIE, AUMENTE, REDUZA, FAÇA NOVA DISPOSIÇÃO, ANÁLISE DE VÁRIOS ÂNGULOS DIFERENTE. AS COMBINAÇÕES E ASSOCIAÇÕES DE IDÉIAS SÃO INFINITAS. DA QUANTIDADE SAI A QUALIDADE.
5) NÃO ACEITE OS BORDÕES COMO “ISSO NUNCA VAI FUNCIONAR” OU “EM TIME QUE ESTÁ GANHANDO NÃO SE MEXE”. O NOVO SEMPRE ASSUSTA. TODA IDÉIA TEM DE QUEBRAR RESISTÊNCIAS E MUDAR PARADIGMAS, MENTALIDADES.
6) TENHA INICIATIVA. MUITAS BOAS IDÉIAS ACABAM NO FUNDO DA GAVETA PORQUE SEUS AUTORES NÃO TOMAM A DECISÃO DE MOSTRÁ-LAS AOS OUTROS. A SOMA DE OPINIÕES MELHORA O PROJETO, A MAIORIA É SÁBIA.
7) OUÇA OS OUTROS. PRINCIPALMENTE SE ELES PENSAM DIFERENTE DE VOCÊ, MAIS DE FORMA CONSTRUTIVA. AS IDÉIAS SE DESENVOLVEM COM A DIVERGÊNCIA, É A TENSÃO CRIADORA.
8) FAÇA DE VEZ EM QUANDO COISAS QUE CONTRARIEM SEUS HÁBITOS, NO TRABALHO OU NO LAZER. POR EXEMPLO : SE VOCÊ GOSTA DE AÇÃO, ASSISTA A UM DRAMA ROMÂNTICO OU COMÉDIA. SE É FÃ DE ROCK, TENTE JAZZ OU SAMBA. SAIR DA ROTINA É SEMPRE ESTIMULANTE PARA O CERÉBRO.

0 comentários:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial