Bendito aquele que semeia livros e faz o povo pensar. Castro Alves

MAQUIAVEL

MAQUIAVEL – NICCOLÓ MACHIAVELLI – DO LIVRO : O PRÍNCIPE

A VONTADE CRIADORA NÃO PASSA DE UM MÉTODO PARA AÇÃO, POIS O AGIR HUMANO ESTÁ CONDICIONADO PELA NECESSIDADE. (MAQUIAVEL)

DEIXE QUE OS FATOS SIGAM SEU CURSO NATURAL.

SE NEM TODOS SÃO MAUS, OS QUE NÃO SÃO POSSUEM RECURSOS E ATIVIDADES COMO SE TODOS FOSSEM. OS MAIS PERVERSOS SÃO OS QUE, AO NOSSO LADO, SIMULAM SER OS MELHORES.

UM PRÍNCIPE SÁBIO, DEVE JAMAIS ESTAR OCIOSO NOS TEMPO DE PAZ; DEVE , ISTO SIM, DE MODO INTELIGENTE, IR FORMANDO CABEDAL DE QUE TIRE PROVEITO NAS ADVERSIDADES, PARA ESTAR A QUALQUER TEMPO PREPARADO PARA RESISTIR-LHES.

SERVINDO-SE DAQUELA ESCADA QUE OS PRÓPRIOS INIMIGOS LHE ESTENDEM. MUITOS ACREDITAM, POR ISSO. QUE UM SÁBIO, QUANDO TIVER OPORTUNIDADE, DEVE FOMENTAR ASTUCIOSAMENTE CERTAS INIMIZADES CONTRA SI PRÓPRIO, PARA QUE COM A VITÓRIA SOBRE OS INIMIGOS MAIS SE ENGRANDEÇA.

A MELHOR FORTALEZA, PORÉM, QUE AINDA POSSA EXISTIR É NÃO TER O ÓDIO DO POVO. SE NOS ODEIAM, O MAL QUE NOS CAUSAM É FREQUENTEMENTE SUPERIOR AO BEM QUE, TALVEZ, NOS FAÇA UMA CENTENA DE AMIGOS.

NÃO DEVE SER, POIS CRÉDULO O PRÍNCIPE NEM PRECIPITADO, NEM ASSUSTAR-SE A SI MESMO. MAS AGIR EQUILIBRADAMENTE, PRUDENTE E HUMANITÁRIO, PARA QUE A CONFIANÇA DEMASIADA NÃO O FAÇA INCAUTO E A DESCONFIANÇA EXCESSIVA NÃO O TORNE INTOLERÁVEL.

FAZE-SE TEMIDO DE MODO QUE, SE NÃO FOR AMADO, AO MEMOS EVITE O ÓDIO.

É PRECISO, POR ISSO, QUE TENHA ÂNIMO DISPOSTO A VOLTAR-SE PARA OS RUMOS A QUE OS VENTOS E AS MUDANÇAS DA SORTE O IMPELIREM.

OS HOMENS, PELO GERAL, JULGAM MAIS PELO QUE VEEM, POUCOS PORÉM SÃO OS QUE SABEM SENTIR. VÊEM TODOS O QUE TU PARECES, POUCOS PORÉM O QUE REALMENTE ÉS.

POIS O VULGO SE DEIXA LEVAR POR APARÊNCIAS E PELAS CONSEQUÊNCIAS DOS FATOS CONSUMADOS. TRIUNFAI SEMPRE, POUCO IMPORTA COMO E SEMPRE TEREIS RAZÃO. IMPORTA APENAS O ÊXITO, BOM OU MAU.

E TÃO SIMPLES SÃO OS HOMENS, OBEDECENDO TANTO ÀS NECESSIDADES ATUAIS, QUE AQUELE QUE ENGANA ENCONTRARÁ SEMPRE A QUEM ENGANAR.

AQUELE QUE MELHOR SE VALEU DAS QUALIDADES DA RAPOSA, VENCEU. SE TODOS OS HOMENS FOSSEM BONS, TAL PRECEITO SERIA MAL. NOS DIAS ATUAIS MAIS VALE PARECER HONRADO DO QUE SÊ-LO...

SEMPRE AGIU E URDIU GRANDES FEITOS, OS QUAIS CONSERVARAM SEMPRE EM SUSPENSO E ADMIRADOS OS ÂNIMOS DE SEUS SÙDITOS, EMPOLGADOS PELA EXPECTATIVAS DO SUCESSO FINAL DESSES FEITOS.

EMBOTAR OS POVOS SOB MEU JUGO. DANDO-LHE MOTIVO PARA FALAR CONTINUAMENTE DE MINHAS VITÓRIAS OU DOS MEUS PROJETOS ENGRANDECIDOS PELO GÊNIO DA AMBIÇÃO, NÃO PODE DEIXAR DE SER DE GRANDE UTILIDADE.

QUEM É VENCEDOR NÃO QUER AMIGOS SUSPEITOS E QUE NÃO AUXILIEM NAS ADVERSIDADES.

SE AQUELE AO QUAL TE LIGASTE VENCER, ELE TERÁ OBRIGAÇÕES PARA CONTIGO E É COMPELIDO A TER AMIZADE POR TI; E OS HOMENS JAMAIS SÃO TÃO MAUS QUE DESEJAM OPRIMIR AOS QUE DEVEM SER AGRADECIDOS. ALEM DISSO, “ AS VITÓRIAS NÃO SÃO JAMAIS TÃO COMPLETAS QUE O VENCEDOR NÃO TENHA QUE LEVAR EM CONTA OUTRAS CONSIDERAÇÕES, SOBRETUDO DE JUSTIÇA”.

A PRUDÊNCIA ESTA EXATAMENTE EM SABER CONHECER A NATUREZA DOS INCONVENIENTES E ADOTAR O QUE FOR MENOS PREJUDICIAL COMO SENDO BOM.

DEVE INSTITUIR PRÊMIOS PARA AQUELES QUE DESEJAREM EMPREENDER E PARA TODOS AQUELES QUE, PENSAREM EM AMPLIAR A SUA CIDADE OU O SEU ESTADO.

TENDO NAS BOAS ÉPOCAS PENSADO EM QUE OS TEMPOS PODERIAM MUDAR. E É COMUM NOS HOMENS NÃO SE PREOCUPAR, NA BONANÇA, COM AS TEMPESTADES.

NÃO QUEIRAS CAIR APENAS PORQUE ACREDITAS QUE ENCONTRES QUEM TE LEVANTE. E SÃO SEMPRE BONS, CERTOS E DURADOUROS OS MEIOS DE DEFESA QUE DEPENDEM DE TI MESMOE DE TEU VALOR.

COM ENGENHO E ATIVIDADE PODEMOS DOMINAR A FORTUNA MAIS ADVERSA. ( NAPOLEÃO BONAPARTE – COMENTANDO O LIVRO)

RELATIVAMENTE AOS CAMINHOS QUE OS CONDUZEM A FINALIDADE QUE BUSCAM. ISTO É, GLÓRIA E RIQUEZA, COSTUMAM OS HOMENS AGIR DE MODOS DIVERSOS : UM COM CIRCUNSPECÇÃO, OUTRO COM IMPETUOSIDADE, UM PELA VIOLÊNCIA, OUTRO COM ASTÚCIA, UM PACIENTEMENTE, OUTRO COM A QUALIDADE CONTRÁRIA, E CADA QUAL POR ESTES DIFERENTES MODOS PODE ATINGIR AQUELES FINS.

VARIAR DE ACORDO COM AS NECESSIDADES, SEM PERDER NADA DE NOSSO VIGOR, MAIS PERSEVERANÇA REQUER. EM BREVE SERÃO VISTAS A EXCELÊNCIA E A FLEXIBILIDADE.
COMENTÁRIO DE : NAPOLEÃO BONAPARTE)

CAUTELA E PRUDÊNCIA E OS TEMPOS E AS COISAS LHE SÃO FAVORÁVEIS, O SEU GOVERNO PROSPERA E DAÍ LHE VEM FELICIDADE.

TENDO PROSPERADO NUM CAMINHO, NÃO PODE RESIGNAR-SE A DEIXÁ-LO.

FREQUENTEMENTE AS IMPRUDÊNCIAS SÃO NECESSÁRIAS, MAS CONVÉM CALCULÁ-LAS. ( NAPOLEÃO BONAPARTE)

CONSERVANDO OS HOMENS, COM OBSTINAÇÃO, O SEU MODO DE PROCEDER, SÃO FELIZES ENQUANTO ESSE MODO DE AGIR E AS PARTICULARIDADES DO TEMPO COMBINAREM.

ESTOU CONVICTO DE QUE É MELHOR SER IMPETUOSO DO CIRCUNSPECTO. ( MAQUIAVEL)
DE FATO AS REITERADAS EXPERIÊNCIAS QUE TIVE DISSO AFASTAM QUALQUER DUVIDA. ( NAPOLEÃO)

PORQUE À SORTE É MULHER E, PARA DOMINÁ-LA, É NECESSÁRIO BATER-LHE E CONTRARIÁ-LA. É PELO GERAL RECONHECIDO QUE ELA SE DEIXA DOMINAR DE PREFERÊNCIA PELOS *IMPETUOSOS. “A FORTUNA É SEMPRE AMIGA DOS IMPETUOSOS, PORQUE SÃO MAIS FEROZES E COM MAIS AUDÁCIA”.

*ÍMPETO – MOVIMENTO ARREBATADO VEEMENTE. MANISFESTAÇÃO SÚBITA E VIOLENTA; IMPULSO.

DEUS NÃO DESEJA FAZER TUDO, PARA NÃO IMPEDIR O NOSSO LIVRE-ARBÍTRIO E TIRAR PARTE DA GLORIA QUE NOS PERTENCER.

QUANDO A FORTUNA DESEJA QUE GRANDES COISAS SEJAM FEITAS, TRABALHA COM COMPETÊNCIA ESCOLHENDO UM HOMEM DE GRANDE GÊNIO PARA CONHECER AS OCASIÕES QUE LHE VAI APRESENTAR E DE VALOR BASTANTE EXTENSO PARA APROVEITAR-SE DELAS.

NÃO DESCONFIANDO DA VITÓRIA, MANTINHAM-SE FIRMES E OBSTINADOS, LUTAVAM COM O MESMO VALOR E ÂNIMO DO COMEÇO AO FIM, ESTIMULADOS COM AÇÃO. ( MAQUIAVEL- COMENTANDO SOBRE OS SOLDADOS FRANCESES)

FAZEM BEM, ATRAVÉS DA FORÇA, O QUE PROJETARAM IMPRUDENTEMENTE E QUE É MAU EM SI. SÃO VARIÁVEIS E LIGEIROS. SUA FÉ É, A QUE OS ANTIGOS CHAMAVAM DE “ FÉ DO VENCEDOR”.
( MAQUIAVEL – DO GÊNIO DOS FRANCESES)

AQUELES QUE DESEJA TRIUNFAR SOBRE ELES(FRANCESES) CONTENHA SEU PRIMEIRO ASSALTO, QUE OS ENTRETENHA PARA GANHAR TEMPO E OS VENCERÁ. CÉSAR DIZIA QUE OS FRANCESES (GALOS) ERAM, INICIALMENTE, MAIS QUE HOMENS E NO FIM, MENOS QUE MULHERES.

TENHA OS MOTIVOS DA INOVAÇÃO. PORQUE UMA MUDANÇA PODERÁ VIR SEMPRE SEGUIDA DA EDIFICAÇÃO DA OUTRA.


QUANDO PORÉM, NÃO DEPENDEM DE NINGUÉM, CONTAM APENAS CONSIGO MESMO E PODEM FORÇAR, DIFICILMENTE DEIXAM DE CONSEGUIR ÊXITO. DESTE MODO TODOS OS PROFETAS ARMADOS VENCERAM.

ESTANDO O INIMIGO SOBRE AQUELE MONTE E NÓS AQUI COM NOSSO EXÉRCITOS, QUEM TERIA MAIORES VANTAGENS ? COMO PODERIA IR AO SEU ENCONTRO, MANTENDO NOSSA FORMAÇÃO. SE QUISÉSSEMOS RETIRAR, COMO FARIAMOS ? SE ELES BATESSEM EM RETIRADA, COMO SEGUIRÁ-MOS ? ENFIM FORMULAVA TODAS AS HIPÓTESES POSSÍVEIS EM CAMPANHA, ESCUTAVA-LHES A OPINIÃO, DAVA A SUA, FIRMAVA COM RAZÕES E EXEMPLOS, NUMCA TOPAVA ACIDENTE QUE NÃO TIVESSE PREVISTO E PARA O QUAL, ASSIM NÃO TIVESSE REMEDIO.
( FILOPÊMENE – PRÍNCIPE DOS AQUEUS)
FIZ O MESMO DESDE A MINHA JUVENTUDE. (NAPOLEÃO BONAPARTE)

COMO FOREM TEUS PENSAMENTOS ASSIM SERÁ TUA MENTE; POIS A ALMA TIRA SEU COLORIDO DO PENSAMENTO.
(MARCO AURÉLIO – IMPERADOR ROMANO)

0 comentários:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial