Bendito aquele que semeia livros e faz o povo pensar. Castro Alves

O MUNDO É PLANO
THOMAS L. FRIEDMAN
BOOM DA INTERNET
INVESTIDORES COMEÇARAM A OLHAR PARA ESSA GRANDE REDE E CHEGARAM À CONCLUSÃO DE QUE TUDO : DADOS, ESTOQUES, COMÉRCIO, LIVROS, MÚSICA, FOTOS, ENTRETENIMENTO, SERIA DIGITALIZADO, TRANSPORTADO PARA INTERNET E LÁ COMERCIALIZADO; A DEMANDA POR PRODUTOS E SEVIÇOS BASEADOS NA INTERNET SERIA, POIS, INFINITA. TAL RACIOCÍNIO LEVOU À BOLHA DAS AÇÕES PONTO.COM E À ENXURRADA DE INVESTIMENTOS NA REDE DE CABOS DE FIBRA ÓPTICA NECESSÁRIA PARA A TRANSMISSÃO DE TODAS AS NOVAS INFORMAÇÕES DIGITAIS, O QUE, POR SUA VEZ, INTERLIGOU O MUNDO INTEIRO.
HOJE NEM PRESTAMOS ATENÇÃO À TECNOLOGIA DE NAVEGAÇÃO NA WEB, MAS NA VERDADE ESSA FOI UMA DAS MAIS IMPORTANTES INVENÇÕES DA HISTÓRIA MODERNA.
A MUDANÇA DE HÁBITOS OCORRE MAIS RÁPIDO QUANDO TEM UM BOM MOTIVO PARA ACONTECER. E TODO MUNDO TEM UMA NECESSIDADE INATA DE SE RELACIONAR COM OS OUTROS. QUANDO SURGE UMA NOVA FORMA DE AS PESSOAS SE LIGAREM ENTRE SI, ELAS SUPERAM QUALQUER BARREIRA TÉCNICA, APRENDEM NOVAS LINGUAGENS. TEMOS UM DESEJO INERENTE DE NOS CONECTARMOS AO DEMAIS, NOS IRRITAMOS QUANDO NÃO CONSEGUIMOS.
BILL GATES COMPAROU A INTERNET À CORRIDA DO OURO, EM RELAÇÃO AO ASPECTO DE QUE SE FEZ MUITO MAIS DINHEIRO COM A VENDA DE CALÇAS JEANS, PICARETAS, PÁS E QUARTOS DE HOTEL PARA OS MINEIROS QUE COM O OURO ENCONTRADO PROPRIAMENTE DITO. E GATES TINHA RAZÃO: OS BOOMS E BOLHAS PODE SER PERIGOSOS PARA A ECONOMIA; PODEM TERMINAR COM MUITA GENTE PERDENDO DINHEIRO E VÁRIAS EMPRESAS INDO A FALÊNCIA; MAS TAMBÉM TENDEM A ACELERAR O RITMO DAS INOVAÇÕES, E BASTA O EXCESSO DE CAPACIDADE QUE ACARRETAM – SEJA EM TERMOS DE TRILHOS DE ESTRADA DE FERRO OU AUTOMÓVEIS NAS ESTRADAS DE RODAGEM – PARA GERAR EFEITOS COLATERAIS POSITIVOS, AINDA QUE NÃO PREMEDITADOS.
FOI ISSO QUE OCORREU COM O BOOM DAS AÇÕES DE INTERNET : PROVOCOU UM GIGANTESCO EXCESSO DE INVESTIMENTOS EM EMPRESAS DE CABOS TERRESTRES E SUBMARINOS DE FIBRA ÓPTICAS, ACARRETANDO UMA REDUÇÃO DRÁSTICA NO CUSTO DAS CHAMADAS TELEFÔNICAS OU TRANSMISSÃO DE DADOS PARA QUALQUER PARTE DO MUNDO.
O trabalho tem de ir para onde pode ser feito melhor.
Toda mudança é dura. Mas a mudança é algo que sempre aconteceu, e é indispensável.
Para haver inovação, precisa haver capitalismo. Bill Gates
Os vencedores serão aqueles que mais rápido aprenderem os novos hábitos, processos e competências.
Geração Z : Os zippies, são confiantes e criativos, transpiram atitudes, cheio de energia, ambição e aspiração, e querem desafios, amam o risco e ignoram o medo “eles se movem para o seu destino, não movidos por ele” . Olham para frente, não para dentro. EE querem crescer.
Graças a internet o mundo todo é um mercado só. Vai ser um tal de você me ensina isso que eu lhe ensino aquilo. Como nunca se viu antes – o que é ótimo para o mundo. A economia vai motivar a integração, que por sua vez vai motivar a economia.
Não parar nunca de se inventar e reinventar constantemente.
Há dezenas de pessoas fazendo a mesma coisa que a gente, e tentando fazer melhor. Basta fazer um site na web, ter um endereço e e-mail e pronto, estamos na estrada, quem conquista a confiança dos clientes, quem for diligente e claro na suas transações vai entrar no jogo.
Ser um pouco mais agressivos na maneira como vendemos o nosso peixe. (nosso produto)
Esta havendo uma mudança drástica na nossa maneira de trabalhar. Todos precisarão se aprimorar, terão que competir teremos um único mercado global. Cada qual pode criar uma oportunidade para si próprio e aferrar-se a ela. Criando novas oportunidades.
A derrocada das ponto.com (março 2001) alçou a globalização a novos patamares, na medida que obrigou as empresas a terceirizar e fazer offshoring (montar fabricas na china ou em outros países) de cada vez mais funções assim de economizar seu capital.
Há mudança a caminho da tecnologia e dos negócios, mudanças que entrara para a história como “ o meteoro que atingiu a terra e extinguiu os dinossauros”
A terra se achatou. Graças a tripla convergência, a concorrência e a colaboração global (entre indivíduos e indivíduos, empresas e indivíduos, empresas e empresas e empresas e clientes) agora estão mais baratas, mais fáceis, com menos atrito e mais produtiva para as pessoas de mais lugares do mundo que jamais antes na história deste planeta.
Os últimos 25 anos no campo da tecnologia, foram apenas a orquestra afinando os instrumentos; agora é que vamos assistir ao número principal – “uma era em que a tecnologia vai literalmente transformar o mundo empresarial, a vida e a sociedade em todos os aspectos”.
O modelo de criação é valor eminentemente vertical(baseado no comando de controle), até então predominante no mundo, começa a ser substituído por outro cada vez mais horizontal (de interconexão e colaboração).
O QUE ACONTECEU NOS ÚLTIMOS ANOS (A PARTIR DE 2000) FOI QUE HOUVE UM INVESTIMENTO MACIÇO EM TECNOLOGIA, SOBRETUDO NO PERÍODO DA BOLHA(MUITAS EMPRESAS NA INTERNET) , QUANDO CENTENA DE MILHÕES DE DÓLARES FORAM INVESTIDOS NA INSTALAÇÃO DE CONECTIVIDADE EM BANDA LARGA NO MUNDO INTEIRO, CABOS SUBMARINOS. PARALELAMENTE, ACRECENTOU, HOUVE O BARATEAMENTO DOS COMPUTADORES, QUE SE ESPALHAREAM PELO MUNDO TODO, E UMA EXPLOSÃO DE SOFTWARES , CORREIO ELETRÔNICO, MOTORES DE BUSCA COMO O GOOGLE E SOFTWARE PROPETÁRIOS CAPAZES DE RETALHAR QUALQUER OPERAÇÃO E MANDAR UM PEDAÇO PARA BOSTON, OUTRO PARA BANGALORE (ÍNDIA) E UM TERCEIRO PARA PEQUIM, FACILITANTO O DESENVOLVIMENTO REMOTO, ENGENDRARAM UMA PRATAFORMA COM BASE NA QUAL O TRABALHO E O CAPITAL INTELECTUAIS PODERIAM SER REALIZADOS DE QUALQUER PONTO DO GLOBO; TORNOU-SE POSSÍVEL FRAGMENTAR PROJETOS E TRANSMITIR, DISTRIBUIR, PRODUZIR E JUNTAR DE NOVO AS SUAS PEÇAS, PRINCIPALMENTO TRABALHO INTELECTUAL.(...) O QUE SE VÊ EM BANGALORE(ÍNDIA) HOJE, NÃO PASSA DO CLIMAX DESSE PROCESSO DE CONVERGÊNCIA.
“ESTAMOS APLAINANDO O TERRENO” PORQUE É SOB PRESSÃO QUE DAMOS O MELHOR DE NÓS. (NANDAN NILEKANI – CEO DA INFOSYS TECHNOLOGIES LIMITED – EMPRESA INDIANA)
NOVO PARADIGMA: É INEGÁVEL QUE AGORA UM NÚMERO MAIOR DO QUE NUNCA DE PESSOAS TEM A POSSIBILIDADE DE COLOBARAR E COMPETIR EM TEMPO REAL COM UM NÚMERO MAIOR DE OUTRAS PESSOAS DE UM NÚMEROS MAIOR DE CANTOS DO GLOBO, NUM NÚMERO MAIOR DE DIFERENTE ÁREAS NUM PÉ DE IGUALDADE MAIOR DO QUE QUALQUER MOMENTO ANTERIOR DA HÍSTORIA DO MUNDO – GRAÇAS AOS COMPUTADORES, AO CORREIO ELTRÔNICO, ÀS REDES, À TECNOLOGIA DE TELECONFERÊNCIA E A NOVOS SOFTWARES, MAIS DINÂMICOS,
PODE PRECIPITAR UMA “ERA” NOTÁVEL DE PROSPERIDADE E INOVAÇÃO.
AGORA, O QUE OS INDIVÍDUOS PODEM E DEVEM INDAGAR É: COMO É QUE EU ME INSIRO NA CONCORRÊNCIA GLOBAL E NAS OPORTUNIDADES QUE SURGEM A CADA DIA E COMO É QUE EU POSSO, POR MINHA PRÓPRIA CONTA, COLABORAR COM OUTRAS PESSOAS, EM ÂMBITO GLOBAL?
PESSOAS DE TODOS OS CANTOS DO MUNDO ESTÃO ADQUIRINDO PODER; A GLOBALIZAÇÃO 3.0 (À PARTIR DO ANO 2000) POSSIBILITA A UM NÚMERO CADA VEZ MAIOR DE PESSOAS SE CONECTAREM NUM PISCAR DE OLHOS, E VEREMOS TODAS AS FACETAS DA DIVERSIDADE HUMANA ENTRANDO NA RODA.
AS PROFISSÕES ESTÃO ATRAVESSANDO UM MOMENTO DE TRANSIÇÃO. AQUELES QUE SE AFERRAREM AO PASSADO E RESISTIREM ÀS MUDANÇAS VÃO SE AFUNDAR NA MASSIFICAÇÃO, POR OUTRO LADO, OS QUE SE MOSTRAREM APTOS A AGREGAR VALOR – MEDIANTE A SUA LIDERANÇA, OS SEUS RELACIONAMENTOS E SUA CRIATIVIDADE – NÃO SÓ TRANFORMARÃO O SETOR COMO VÃO FORTALECER SEU RELACIONAMENTOS COM CLIENTES. SEJA QUAL FOR SUA PROFISSÃO, É MELHOR TRATAR DE SE DEDICAR À COISA DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS COM AMOR, PORQUE TUDO O QUE PODE SER DIGITALIZADO TAMBÉM PODE SER TERCERIZADO PARA ALGUÉM MAIS ESPERTO OU MAIS BARATO, OU AS DUAS COISAS.
CADA UM TEM DE CONCENTRAR EXATAMENTE NAQUILO EM QUE AGREGA VALOR.

0 comentários:

Postagem mais antiga Página inicial