Bendito aquele que semeia livros e faz o povo pensar. Castro Alves

ALBERT EINSTEIN
1879-1955

O HOMEM ERUDITO É DESCOBRIDOR DE FATOS QUE JÁ EXISTEM – MAS O HOMEM SÁBIO É UM CRIADOR DE VALORES QUE NÃO EXISTEM E QUE ELE FAZ EXISTIR.

DIFICULDADES E OBSTÁCULOS SÃO FONTES VALIOSAS DE SAÚDE E FORÇA PARA QUALQUER SOCIEDADE.

A INTELIGÊNCIA E O CARÁTER DAS MASSAS SÃO INCOMPARAVELMENTE INFERIORES À INTELIGÊNCIA E AO CARÁTER DOS POUCOS QUE PRODUZEM ALGO DE VALOR PARA SOCIEDADE.

A MAIORIA DE NÓS PREFERE OLHAR PARA FORA E NÃO PARA DENTRO DE SI MESMO.

NÃO EXISTE NENHUM CAMINHO LÓGICO PARA A DESCOBERTA DAS LEIS ELEMENTARES DO UNIVERSO – O ÚNICO CAMINHO É O DA INTUIÇÃO.

PENSO NOVENTA E NOVE VEZES E NADA DESCUBRO; DEIXO DE PENSAR, MERGULHO EM PROFUNDO SILÊNCIO – E EIS QUE A VERDADE SE ME REVELA.

O MECANISMO DO DESCOBRIMENTO NÃO É LÓGICO E INTELETUAL – É UMA ILIMINAÇÃO SUBTÂNIA, QUASE UM ÊXTASE, EM SEGUIDA, É CERTO, A INTELIGÊNCIA ANALISA E A EXPERIÊNCIA CONFIRMA A INTUIÇÃO. ALÉM DISSO, HÁ UMA CONEXÃO COM A IMAGINAÇÃO.

A LEITURA, APÓS CERTA IDADE, DISTRAI EXCESSIVAMENTE O ESPÍRITO HUMANO DE SUAS REFLEXÕES CRIADORAS. TODO HOMEM QUE LÊ DEMAIS E USA O CÉREBRO DE MENOS, ADQUIRE A PREGUIÇA DE PENSAR.

A MENTE AVANÇA ATÉ O PONTO ONDE PODE CHEGAR, MAS DEPOIS PASSA PARA UMA DIMENSÃO SUPERIOR, SEM SABER COMO LÁ CHEGOU. TODAS AS GRANDES DESCOBERTAS REALIZAM ESSE SALTO.

A IMAGINAÇÃO É MAIS IMPORTANTE DO QUE O CONHECIMENTO.

SEM A CONVIÇÃO DE UMA HARMONIA ÍNTIMA DO UNIVERSO, NÃO PODERIA HAVER CIÊNCIA. ESTA CONVIÇÃO É, E CONTINUARÁ A SER, A BASE DE TODA CRIAÇÃO CIENTIFICA. EM TODA A EXTENSÃO DE NOSSOS ESFORÇOS, NAS LUTAS DRAMÁTICAS ENTRE AS VELHAS E NOVAS CONCEPÇÕES, ENTREVEMOS A ÂNSIA ETERNA DE COMPREENSÃO, A INTUIÇÃO INABALÁVEL DA HARMONIA UNIVERSAL, QUE SE ROBUSTECE NA PRÓPRIA MULTIPLICIDADE DOS OBSTÁCULOS QUE SE OFERECEM AO NOSSO ENTENDIMENTO .

O MEU IDEAL POLITICO É A DEMOCRACIA. SEJA CADA HOMEM RESPEITADO COMO INDIVIDUO – E NINGUÉM IDOLATRADO.

A RELIGIÃO DO FUTURO SERÁ CÓSMICA E TRANSCENDERÁ UM DEUS PESSOAL, EVITANDO OS DOGMAS E A TEOLOGIA. ABRANGENDO OS TERRENOS MATERIAL E ESPIRITUAL, ESSA RELIGIÃO SERÁ BASEADA NUM CERTO SENTIDO RELIGIOSO PROCEDENTE DA EXPERIÊNCIA DE TODAS AS COISAS, NATURAIS E ESPIRITUAIS, COMO UMA UNIDADE EXPRESIVA OU COMO A EXPRESSÃO DA UNIDADE. O BUDISMO CORRESPONDE A ESSA DESCRIÇÃO.

A COISA MAIS BELA QUE O HOMEM PODE EXPERIMENTAR É O MISTÉRIO. É ESTA A EMOÇÃO FUNDAMENTAL QUE ESTÁ NA RAIZ DE TODA CIÊNCIA E ARTE.

A PROFUNDA CERTEZA DE UM PODER SUPERIOR QUE SE REVELA NO UNIVERSO, DIFICIL DE SER COMPREENDIDO, FORMA A MINHA IDÉIA DE DEUS.

DIANTE DE DEUS TODOS SOMOS IGUALMENTE SÁBIOS E IGUALMENTE TOLOS.

A NATUREZA É EXTREMAMENTE SIMPLES, SE CONSEGUIMOS ENCARÁ-LA DE MODO APROPRIADO... ESSA CRENÇA TEM-ME AUXILIADO, DURANTE TODA A MINHA VIDA. A NÃO PERDER ESPERANÇAS, QUANDO SURGEM GRANDES DIFICULADES DE INVESTIGAÇÃO.

UMA IDÉIA OU DUAS QUE, COM O MEU FRACO ENGENHO, ALCANCEI AO CABO DE INCESSANTE LUTAR.

DIFICULDADES E OBSTÁCULOS SÃO FONTES DE SAÚDE E FORÇA PARA QUALQUER SOCIEDADE. NÓS JUDEUS, NÃO TERÍAMOS SOBREVIVIDO POR MILHARES DE ANOS, COMO UMA COMUNIDADE, SE NOSSO CAMINH TIVESSE SIDO UM MAR DE ROSAS.DISTO ESTOU ABSOLUTAMENTE CERTO.

O HOMEM COMO QUALQUER OUTRO ANIMAL, É POR NATUREZA INDOLENTE, SE NADA O ESTIMULA, MAL SE DEDICA A PENSAR E SE COMPORTA GUIADO APENAS PELO HÁBITO, COMO UM AUTÔMATO.

QUANTO MAIS AVANÇA A EVOLUÇÃO ESPIRITUAL DA HUMANIDADE, TANTO MAIS CERTO ME PARECE QUE O CAMINHO PARA A RELIGIOSIDADE GENUÍNA NÃO PASSA PELO MEDO DA VIDA. MAS PELO ESFORÇO POR ATINGIR O CONHECIMENTO RACIONAL.
O DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE GERAL DE PENSAMENTO E LIVRE- ARBÍTRIO SEMPRE DEVERIA SER COLOCADO EM PRIMEIRO LUGAR, SE UMA PESSOA DOMINA O FUNDAMENTAL, ELA ENCONTRARÁ O SEU CAMINHO E SERÁ CAPAZ DE ADPTAR-SE AO PROCESSO E ÁS MUDANÇAS.

EM MINHA VIDA, AS VISÕES ARTÍSTICAS TÊM DESMEDIDA INFLUÊNCIA. AFINAL, O TRABALHO DE PESQUIZADORESE CIENTISTAS GERMINA NO CAMPO DA IMAGINAÇÃO E DA INTUIÇÃO.

É NECESSÁRIO QUE O HOMEM ADQUIRA UM SENTIMENTO, UM SENSO PRÁTICO DAQUILO QUE VALE A PENA SER COMPREENDIDO, DAQUILO QUE É BELO, DO QUE É MORALMENTE CORRETO.


O UNIVERSO TEM FORMA CILÍNDRICA, E NÃO ESFÉRICA.

NÃO POSSO IMAGINAR UM DEUS A RECOMPENSAR E A CASTIGAR O OBJETO DE SUA CRIAÇÃO, NEM QUE SOBREVIVA APÓS A MORTE.

O ESPÍRITO CIENTIFICO, NÃO EXISTE SEM RELOGIOSADADE CÓSMICA. ELE DISTINGUE DA CRENÇA DAS MULTIDÕES QUE CONSIDERAM DEUS UM SER DE QUEM ESPERAM BENIGNIDADE E TEMEM O CASTIGO.

BASTA DE DIZER A DEUS O QUE ELE DEVE FAZER.

VOCÊ NÃO PODE PROVAR UMA DEFINIÇÃO. O QUE VOCÊ PODE FAZER, É MOSTAR QUE ELA FAZ SENTIDO.

LOGO APRENDI A DISCERNIR O QUE ERA SUSCETÍVEL DE CONDUZIR AOS FUNDAMENTOS, AFASTANDO-ME DE TUDO O MAIS, DE TODA MULTIPLICIDADE DAS COISAS QUE ATRAVANCAM O ESPÍRITO E O DESVIAM DO ESSENCIAL.

A OBRA DO ENTEDIMENTO SOBREVIVE ÁS GERAÇÕES BARULHENTAS E OBSTRUTIVAS E ESPALHA LUZ E CALOR DOS SÉCULOS.

SENTIMENTO E DESEJO SÃO AS FORÇAS CAUSAIS QUE EXISTEM ATRÁS DE TODO PROCEDIMENTO E CRIAÇÃO HUMANA.

NOSSO DESTINO ESTARÁ DE ACORDO COM NOSSOS MÉRITOS.

ÀS VEZES ME PERGUNTO COMO PÔDE TER ACONTECIDO DE EU TER SIDO O ÚNICO A DESENVOLVER A TEORIA DA RELATIVIDADE. A RAZAÕ CREIO EU, É QUE UM ADULTO NORMAL NUNCA PÁRA PARA PENSAR SOBRE PROBLEMAS DE ESPAÇO E TEMPO. ISSO SÃO COISAS QUE ELE PENSOU QUANDO CRIANÇA.MAS O MEU DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL FOI RETARDADO, MOTIVO PELO QUAL COMECEI A QUESTIONAR SOBRE ESPAÇO E TEMPO SOMENTE QUANDO JÁ ERA ADULTO. NATURALMENTE, PUDE IR MUITO MAIS FUNDO NO PLOBLEMA DO QUE UMA CRIANÇA COM HABILIDADES NORMAIS.

TODOS PODEM ATINGIR A RELIGIÃO EM UM GRAU MAIS ELEVADO, RARAMENTE ECESSÍVEL EM SUA PUREZA TOTAL. DOU A ISSO O NOME DE REGIOSIDADE CÓSMICA.

ENTENDO QUE A PASSAGEM DA LIVRE ASSOCIAÇÃO, OU DO “SONHAR”, PARA O PENSAR SE CARACTERIZA PELO PAPEL MAIS OU MENOS DOMINANTE QUE DESEMPENHA O “CONCEITO”.

DESEJO SABER REALMENTE É COMO DEUS CRIOU ESTE UNIVERSO. INTERESSA-ME VITALMENTE CONHECER OS PENSAMENTOS DE DEUS; O RESTO SÃO DETALHES.

A DISPOSIÇÃO DE ENFRENTAR DIFÍCEIS PROBLEMAS CIENTÍFICOS A FASCINANTE MAGIA DESSE TRABALHO CONTINUARÁ A EMPOLGAR-ME ATÉ MEU ÚLTIMO SUSPIRO.

PARA EINSTEIN, A RIQUEZA E AS MOSTRAS DE SUPERIORIDADE SOCIAL ERAM SIMPLES MANIFESTAÇÃO DE ARROGÂNCIA E ENVAIDECIMENTO.

ERA GRANDE A INDIFERENÇA QUE EINSTEIN MOSTRAVA PELO DINHEIRO, USAVA COMO MARCADOR DE LIVRO, CHEQUE DE $ 1.500,00 DOLARES, COM DATA DE MESES PASSADOS.

O TEMPO É RELATIVO E NÃO PODE SER MEDIDO EXATAMENTE DO MESMO MODO E POR TODA PARTE... ( E=MC²)

0 comentários:

Postagem mais recente Página inicial