Bendito aquele que semeia livros e faz o povo pensar. Castro Alves

A ARTE DA GUERRA
SUN TSU

A SUPREMA ARTE DA GUERRA É DERROTAR O INIMIGO SEM LUTAR.

O GENERAL QUE VENCE UMA BATALHA, FEZ MUITO CÁLCULO NO SEU TEMPO, ANTES DE SER TRAVADO O COMBATE. PORTANTO FAZER MUITOS CÁLCULOS CONDUZ A VITÓRIA.

A INTELIGÊNCIA NUNCA FOI ASSOCIADA A DECISÕES DEMORADAS.
OPORTUNISMO E FLEXIBILIDADE, SÃO VIRTUDES.
ADAPTAÇÃO AS CIRCUNTÂNCIAS.

QUANDO CAPAZES DE ATACAR, DEVEMOS PARECER INCAPAZES, AO UTILIZAR NOSSAS FORÇAS, DEVEMOS PARECER INATIVOS. QUANDO ESTIVERMOS PERTO DEVEMOS FAZER O INIMIGO ACREDITAR QUE ESTAMOS LONGE; QUANDO LONGE, DEVEMOS FAZÊ- LO ACREDITAR
QUE ESTAMOS PERTO. PREPARAR ISCAS PARA ATRAIR O INIMIGO, FINGIR DESOGARNIZAÇÃO E ESMAGÁ-LOS. SE ELE ESTÁ PROTEGIDO EM TODOS OS PONTOS, ESTEJA PREPARADO PARA ISSO, SE ELE TEM FORÇAS SUPERIORES EVITE-O. SE O ADVERSÁRIO É DE TEMPERAMENTO IRASCÍVEL, PROCURE IRRITÁ-LO. SE ELE ESTIVER TRANQÜILO, NÃO LHE DE SOSSEGO. SE SUAS FORÇAS ESTÃO UNIDAS SEPARE-AS ATAQUE-O ONDE ELE SE MOSTRAR DESPREPARADO, APAREÇA QUANDO NÃO ESTIVER SENDO ESPERADO. FAZER MUITOS CÁLCULOS CONDUZ À VITÓRIA.

UM HÁBIL EMPREGADOR DE HOMENS USARÁ O PRUDENTE, O BRAVO, O COBIÇOSO E O BURRO. POIS O PRUDENTE TERÁ PRAZER EM APLICAR SEU MÉRITO. O BRAVO SUA CORAGEM EM AÇÃO, O COBIÇOSO É RÁPIDO EM TIRAR VANTAGENS E O BURRO NÃO TEME A MORTE.

O VERDADEIRO MÉRITO É PLANEJAR SECRETAMENTE.

GUERREIRO INTELIGENTE SE SOBRESSAI VENCENDO COM FACILIDADE. ESTÁ EM SEU PODER CONTROLAR O SUCESSO.


UM MÉTODO SEMPRE CONDUZ AO OUTRO.

A QUALIDADE DA DECISÃO É COMO A CALCULADA ARREMETIDA DE UM FALÇÃO.

SERÁ VENCEDOR QUEM SOUBER COMO MANOBRAR TANTO AS FORÇAS SUPERIORES COMO AS INFERIORES; SERÁ VENCEDOR AQUELE CUJO EXÉRCITO ESTIVER ANIMADO DO MESMO ESPÍRITO EM TODOS OS POSTOS; SERÁ VENCEDOR QUEM, AUTO-PREPARADO, ESPERA PARA SUPREENDER O INIMIGO DESPREPARADO, E SERÁ VENCEDOR QUEM TIVER A CAPACIDADE MILITAR E NÃO SOFRER A INTERFÊRENCIA DO SOBERANO. SE CONHECEMOS O INIMIGO E A NÓS MESMOS, NÃO PRECISAMOS TEMER O RESULTADO DE UMA CENTENA DE COMBATES. SE NOS CONHECEMOS, MAS NÃO AO INIMIGO, PARA CADA VITÓRIA SOFREMOS UMA DERROTA. SE NÃO NOS CONHECEMOS NEM AO INIMIGO, SUCUMBIREMOS EM TODAS AS BATALHAS.

O BOM COMBATENTE DEVE SER TERRÍVEL NO SEU ATAQUE E RÁPIDO NA DECISÃO.

A CONFUSÃO SIMULADA REQUER UMA DISCIPLINA PERFEITA ; O MEDO FINGIDO EXIGE CORAGEM; A FRAQUEZA APARENTE PRESSUPÕE FORÇA. ESCONDER A ORDEM SOB A CAPA DA DESORDEM É APENAS UMA QUESTÃO DE SUBDIVISÃO; OCULTAR A CORAGEM SOB UM AR DE TIMIDEZ PRESSUPÕE UM FUNDO DE ENERGIA LATENTE; MASCARAR A FORÇA COM A FRAQUEZA É SER INFLUENCIADO POR DISPOSIÇÕES TÁTICAS.

O GUERREIRO INTELIGENTE PROCURA O EFEITO DA ENERGIA COMBINADA E NÃO EXIGE MUITO DOS INDIVÍDUOS. LEVA EM CONTA O TALENTO DE CADA UM E UTILIZA CADA HOMEM DE ACORDO COM SUA CAPACIDADE.

OS LUGARES A SEREM ATACADOS SÃO EXATAMENTE OS QUE O INIMIGO NÃO PODE DEFENDER...


OH ! ARTE DIVINA DA SUTILEZA E DO SIGILO ! GRAÇAS A TI, APRENDEMOS A SER INVISÍVEIS, INAUDÍVEIS E ASSIM PODEMOS TER O DESTINO DO INIMIGO EM NOSSAS MÃOS.

COMPARE METICULOSAMENTE O EXÉRCITO ADVERSÁRIO COM SEU DE FORMA A SABER ONDE A FORÇA É SUPERABUNDANTE E ONDE É DEFICIENTE. FORCE-O A REVELAR-SE, DE FORMA A EXIBIR SEUS PONTOS VULNERÁVEIS.

A VITÓRIA PODE SER OBTIDA A PARTIR DAS PRÓPRIAS TÁTICAS DO INIMIGO.

QUEM CONSEGUIR MODIFICAR SUAS TÁTICAS EM RELAÇÃO AO ADVERSÁRIO E, DESSA FORMA, SAIR VENCEDOR, PODE SER DENOMINADO CAPITÃO CELESTE.

NA GUERRA, PRATIQUE A DISSIMULAÇÃO E TERÁ SUCESSO. MOVA-SE APENAS SE HOUVER UMA VANTAGENS REAL A SER OBTIDA. VENCERÁ QUEM TIVER APRENDIDO O ARTIFÍCIO DO DESVIO.

NÃO SE DEVE PRESSIONAR DEMAIS UM INIMIGO DESESPERADO.

“E O VENTO SERÁ O NOSSO MELHOR ALIADO.”

COMPREENDER AS VANTAGENS QUE ACOMPANHAM AS VARIAÇÕES DE TÁTICAS. O QUE NÃO COMPREENDER, NÃO SERÁ CAPAZ DE TRANSFORMAR SEU CONHECIMENTO EM PRÁTICA.

NOS PLANOS DE CHEFE INTELIGENTE AS CONSIDERAÇÕES SOBRE VANTAGENS E DESVANTAGENS DEVEM ESTAR HARMONIZADAS. SE NOSSA EXPECTATIVA DE VANTAGEM FOR MESCLADAS DESSA MANEIRA, PODEMOS TER SUCESSO NO COMPRIMENTO DA PARTE ESSENCIAL DOS NOSSO PLANOS. SE, NO ENTANTO, EM MEIO AS DIFICULDADES, ESTIVERMOS SEMPRE PREPARADOS PARA TIRAR VANTAGEM, PODEMOS LIVRA-NOS DO INFORTÚNIO.



HÁ SEIS FORMAS DE ATRAIR A DERROTA : FALTA DE AUTORIDADE, NEGLIGENCIAR O CÁLCULO DA FORÇA DO INIMIGO; TREINAMENTO IMPERFEITO; IRA INJUSTIFICÁVEL; NÃO ABSERVÂNCIA DA DISCIPLINA; E A INCAPACIDADE DE USAR HOMENS ESCOLHIDOS.

CALCULAR ASTUTAMENTE AS DIFILCULDADES.

SE VOCÊ CONHECE O CÉU E A TERRA, PODE TORNÁ-LA COMPLETA. SE VOCÊ CONHECE O INIMIGO E A SI MESMO, SUA VITÓRIA NÃO SERÁ POSTA EM DÚVIDA.

A RAPIDEZ É A ESSÊNCIA DA GUERRA. TIRE PARTIDO DA FALTA DE PREPARAÇÃO DO INIMIGO, MARCHE POR CAMINHOS ONDE NÁO É ESPERADO E ATAQUE PONTOS DESPROTEGIDOS.

PARA O SOLDADO, DOMINAR A RAPIDEZ É DE SUPREMA IMPORTÂNCIA E ELE JAMAIS DEVE PERDER OPORTUNIDADES.
SOLDADOS EM SITUAÇÃO DESESPERADAS PERDEM A SENSAÇÃO DE MEDO.

O TÁTICO HABILIDOSO PODE SER COMPARADO À SHUAI-JAN, É UMA COBRA ENCONTRADA NAS MONTANHAS CH’ANG(CHINA). ATINGIDA NA CABEÇA, REAGE COM O RABO; ATACADA NO RABO, RESPONDE COM A CABEÇA; AGREDIDA NO MEIO, ATACA COM A CABEÇA E O RABO. TENACIDADE E UNIDADE DE OBJETIVOS E UM ESPÍRITO DE COOPERAÇÃO HARMONIOSA. É ESSA LIÇÃO QUE PODEMOS TIRAR DA SHUAI-JAN.

UM GENERAL HABILIDOSO CONDUZ SEU EXÉRCITO COMO SE ESTIVESSE LEVANDO UM ÚNICO HOMEM PELA MÃO.

A CONVENIÊNCIA DE TÁTICAS AGRESSIVAS OU DEFENSIVAS; E AS LEIS FUNDAMENTAIS DA NATUREZA HUMANA SÃO COISAS QUE CERTAMENTE PRECISAM SER MUITO ESTUDADAS.




QUANDO SOLDADOS VIRAM NÃO HAVER OUTRA COISA A FAZER A NÃO SER VENCER OU MORRER, FICARAM NUM EXTRAORDINÁRIO ESPÍRITO DE EXALTAÇÃO E ATACARAM COM TAL FEROCIDADE QUE AS FILEIRAS INIMIGAS ROMPERAM-SE E DESMORONARAM SOB SEU ASSALTO. POIS É PRECISAMENTE QUANDO UMA FORÇA ESTÁ EM PERIGO QUE É CAPAZ DE LUTAR PELA VITÓRIA.

O HOMEM VERDADEIRAMENTE INTELIGENTE, PODE APERCEBER-SE DAS COISAS ANTES DELAS ACONTECEREM; E MUITO MAIS, ENTÃO, DAS QUE JÁ ACORRERAM !

NÃO SE DEVE TENTAR ALIAR-SE A TUDO E A TODOS. DEVE PROSSEGUIR COM SEU OBJETIVO SECRETO, MANTENDO O ADVERSÁRIO APAVORADO. ASSIM, SERÁ CAPAZ DE CAPTURAR SUA CIDADES E DERRUBAR SEUS REINOS.

ACORDOS NÃO PODEM SER DIVULGADOS ANTECIPADAMENTE.

A PRINCIPIO, EXIBA A TIMIDEZ DE UMA DONZELA, ATÉ QUE O INIMIGO LHE DÊ UMA OPORTUNIDADE; DEPOIS, IMITE A RAPIDEZ DE UMA LEBRE FUGINDO E SERÁ TARDE DEMAIS PARA O INIMIGO REAGIR.

NÃO ARRISCANDO, NÃO SE VENCE ! TENHA ESPÍRITO DE INICIATIVA.

O QUE POSSIBILITA VENCER E CONQUISTAR COISAS ALÉM DO ALCANCE DE HOMENS COMUNS É A PREVISÃO.

A INFORMAÇÃO SOBRE A CIÊNCIA NATURAL DEVE SER PROCURADA PELO RACIOCÍNIO INTUITIVO.

AS LEIS DO UNIVERSO PODEM SER COMPROVADAS PELO CÁLCULO MATEMÁTICO, MAS AS DISPOSIÇÕES DO INIMIGO SÓ SÃO AVERIGUADAS POR ESPIÕES E APENAS POR ELES.



SAGACIDADE INTUITIVA. UM ROSTO ATREVIDO E UMA DISPOSIÇÃO LADINA SÃO MAIS PERIGOSOS QUE MONTANHAS E RIOS; É PRECISO SER GÊNIO PARA PENETRAR EM AMBOS. SUTIL ENGENHOSIDADE MENTAL, SEJA SUTIL ! EM TODAS ESPÉCIE DE ATIVIDADE.

OS ESPIÕES SÃO OS ELEMENTOS MAIS IMPORTANTE DE UMA GUERRA, PORQUE NELES REPOUSA A CAPACIDADE DE MOVIMENTAÇÃO DE UM EXÉRCITO.

NA PAZ, PREPARAR-SE PARA GUERRA; NA GUERRA, PREPARAR-SE PARA A PAZ. A ARTE DA GUERRA É DE UMA IMORTÂNCIA VITAL PARA O ESTADO. É UMA QUESTÃO DE VIDA OU MORTE. UM CAMINHO TANTO PARA SEGURANÇA COMO PARA RUÍNA. ASSIM, EM NENHUMA CIRCUNSTÂNCIA DEVE SER DESCUIDADA...

(SUN TZU ESCREVEU ESTE LIVRO NA CHINA, HÁ 2.500 ANOS – LIVRO : A ARTE DA GUERRA – ADAPATAÇÃO : JAMES CLAVEL

0 comentários:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial