Bendito aquele que semeia livros e faz o povo pensar. Castro Alves

CAÇADOR

PARA SABER POR QUE O HOMEM INSISTE EM DAR SOLUÇÕES PARA TODA E QUALQUER SITUAÇÃO, É NECESSÁRIO CONHECER ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DO MODO DE OPERAÇÃO DO CÉREBRO MASCULINO.
DESDE AS ERAS MAIS PRIMITIVAS, O MACHO EVOLUIU COMO CAÇADOR. A CAPACIDADE DE ATINGIR ALVOS MÓVEIS, FUNDAMENTAL PARA QUE TODOS PUDESSEM SE ALIMENTAR, FOI SUA GRANDE CONTRIBUIÇÃO PARA A SOBREVIVÊNCIA DA RAÇA HUMANA. ELE PRECISAVA DE PRECISÃO PARA ATINGIR A PRESA E ELIMINAR OS INIMIGOS QUE LHE DISPUTAVAM A COMIDA E AMEAÇAVAM SUA FAMÍLIA. EM CONSEQÜÊNCIA, DESENVOLVEU-SE EM SEU CÉREBRO UMA ÁREA DENOMINADA “VISUAL-ESPACIAL” ( O SETOR ESPACIAL DO CÉREBRO É AQUELE USADO PARA ESTIMAR VELOCIDADES, ÂNGULOS E DISTÂNCIAS – É O CÉREBRO DO CAÇADOR) QUE LHE PERMITE REALIZAR COM SUCESSO TODA A SUA RAZÃO DE VIVER : ATINGIR OBJETIVOS E RESOLVER PROBLEMAS. OS HOMENS SE TORNAM PESSOAS DIRECIONADAS PARA OS RESULTADOS E MEDEM O PRÓPRIO SUCESSO PELAS REALIZAÇÕES E PELA CAPACIDADE DE RESOLVER PROBLEMAS. EM SUMA, OS HOMENS SE DEFINEM E SE AUTO-AVALIAM SEGUNDO SUA CAPACIDADE DE RESOLVER PROBLEMAS.
ALLAN E BARBARA PEASE – LIVRO : POR QUE OS HOMENS MENTEM E AS MULHERES CHORAM ?








DURANTE TODO O TEMPO DE EXISTÊNCIA DA RAÇA HUMANA, OS MACHOS FORAM POLÍGAMOS POR RAZÕES DE SOBREVIVÊNCIA. HAVIA POUCA OFERTA DE HOMENS PORQUE MUITOS MORRIAM NAS CAÇADAS E NAS GUERRAS. ERA RAZOÁVEL PORTANTO, QUE OS SOBREVIVENTES ADOTASSEM AS VIÚVAS EM SEUS HARÉNS, O QUE TAMBÉM AUMENTAVA A CHANCE DE PODEREM TRANSMITIR SEUS GENES. DO PONTO DE VISTA DA SOBREVIVÊNCIA DA ESPÉCIE, FAZIA SENTIDO QUE UM MACHO TIVESSE DEZ OU VINTE FÊMEAS, MAS NÃO FAZIA SENTIDO QUE UMA FÊMEA TIVESSE DEZ OU VINTE MACHOS, JÁ QUE ELA SÓ PODIA PARIR UM FILHO DE CADA VEZ. SOMENTE 3% DAS ESPÉCIES ANIMAIS, RAPOSAS E GANSOS POR EXEMPLO, SÃO MONOGÂMOS. O CÉREBRO DA MAIORIA DAS ESPÉCIES, INCLUSIVE A HUMANA, NÃO ESTÁ PROGAMADA PARA A MONOGAMIA. ESTE É O MOTIVO PELO QUAL OS HOMENS PROTELAM AO MÁXIMO ASSUMIR COMPROMISSO COM A MULHER E TÊM TANTA DIFICULDADE DE MANTER UM RALACIONAMENTO MONOGÂMICO. MAS NÓS DIFERIMOS DAS OUTRAS ESPÉCIES NO SENTIDO QUE NOSSOS CÉREBROS EVOLUIRAM E DEVENVOLVERAM GRANDES LOBOS FRONTAIS QUE NOS PERMITE TOMAR DECISÕES CONSCIENTES A RESPEITO DO QUE QUEREMOS E DO QUE NÃO QUEREMOS FAZER.
O HOMENS EVOLUIRAM PERSEGUINDO ALVOS MÓVEIS, AS MULHERES FALAVAM O TEMPO TODO, COMO FORMA DE SE MANTEREM UNIDAS.

0 comentários:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial