Bendito aquele que semeia livros e faz o povo pensar. Castro Alves

A CABEÇA DO ATLETA PERFEITO


TRABALHO DE EQUIPE :
1) LOBO PARIETAL – CRIA UM MAPA TRIDIMENSIONAL, LOCALIZANDO OBJETOS E CALCULANDO TRAJETÓRIAS.
2) LOBO OCCITAL – PROCESSA OS SINAIS, CAPTADOS PELOS OLHOS.
3) LOBO FORNTAL – APANHA A INFORMAÇÃO E CRIA UM PLANO PARA COORDENAR OS MÚSCULOS E PRODUZIR O RESULTADO DESEJADO.
4) LOBO TEMPORAL – PROCESSA OS SINAIS RECEBIDO PELOS OUVIDOS E TAMBÉM AUXILIA NA CAPTAÇÃO DO VISUAL.

O ÓRGÃO CÉREBRO É COMPOSTO POR MASSA CINZENTA NEURÔNIOS E MASSA BRANCA FIBRAS NERVOSAS. OS CIENTISTAS COMEÇARAM A ENTENDER QUE UM PROCESSO NA MASSA BRANCA, ENVOLVENDO UM SUBSTÂNCIA CHAMADA “MIELINA” . PODE FAZER UMA GRANDE DIFERENÇA NO DESENVOLVIMENTO DE TALENTOS.

NEURÔNIOS – SINAIS SÃO TRANSMITIDOS PARA AS DIFERENTE ÁREAS CEREBRAIS POR MEIO DE PROLONGAÇÕES CHAMADAS “AXÔNIOS”. QUANTO MAIS RÁPIDOS E PRECISOS SÃO ESSES SINAIS, MAIOR É A HABILIDADE DE CUMPRIR A TAREFA.

CONEXÕES – O USO REPETITIVO DAS CONEXÕES CEREBRAIS – OU PRÁTICA DE UMA AÇÃO – PROVOCA O SURGIMENTO DE CÉLULAS CHAMADAS OLIDENDRÓCITOS, QUE CRIAM CAMADA APÓS CAMADA DE “MIELINA” SOBRE ESSAS CONEXÕES. ISSO OTIMIZA O ENVIO DE INFORMAÇÕES ( COMO UMA BANDA LARGA DE “INTERNET” EM COMPARAÇÃO COM UMA INTERNET DISCADA.
AXÔNIOS : O COMPRIMENTO DO AXÔNIO É COBERTO DE “MIELINA”.
OLIGODENDRÓCITOS : CÉLULAS QUE PRODUZ UMA SUBSTÂNCIA LIPÍDICA, A MIELINA.
“MIELINA” : SUBSTÂNCIA QUE AUMENTA A RAPIDEZ E A PRECISÃO DOS SINAIS.

CÓRTEX MOTOR – RESPONSÁVEL PELOS MOVIMENTOS. DESENVOLVE-SE NO COMEÇO DA VIDA.
LOBO FRONTAL – RESPONSÁVEL PELO PENSAMENTO DE ALTO NÍVEL. DESENVOLVE-SE MAIS TARDIAMENTE.


AS IDADE DO CÉREBRO :

É COMO SE O CÉREBRO FOSSE UM BLOCO DE MÁRMORE QUE VAI SENDO ESCULPIDO DE ACORDO COM A VIDA DE CADA UM, QUE DITA QUE SOBRAS REMOVER, ATÉ QUE UMA BELA ESTRUTURA EMERGE, MUITO MAIS BONITA E SIGNIFICATIVA DO QUE O BLOCO ORIGINAL, BRUTO.

A COISA MAIS BONITA SOBRE O CÉREBRO É QUE, A DESPEITO DE SUA COMPLEXA CONFIGURAÇÃO E DAS VÁRIAS MUDANÇAS AO LONGO DA VIDA, SUA INTERAÇÃO COM ELE É DE VIA DUPLA : ELE DETERMINA O QUE VOCÊ É, MAS VOCÊ TAMBÉM PODE DETERMINAR(ATÉ CERTO PONTO, PELO MENOS) O QUE ELE VAI SER.
ESTUDOS JÁ MOSTRAM QUE, POR EXEMPLO, A REALIZAÇÃO PERIÓDICA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS PODE ESTIMULAR A CRIAÇÃO DE NOVOS NEURÔNIOS.

QUANDO A ATIVIDADE NEURONAL AUMENTA EM UMA PARTE DO CÉREBRO, CRESCE A DEMANDA POR OXIGÊNIO. A RESPOSTA A ISSO É UM AUMENTO NO FLUXO DE SANGUE MAIS OXIGENADO PARA AS REGIÕES MAIS ATIVAS.
PORÉM, COM O TEMPO, ESSA ABORDAGEM LOCALIZACIONISTA FOI SE TRANSFORMANDO EM UMA VISÃO MAIS AMPLA, RELACIONADA A REDES NEURAIS, POIS ESTUDOS DEMONSTRARAM QUE, EM GERAL, VÁRIAS ÁREAS DO CÉREBRO SÃO ATIVADAS NA REALIZAÇÃO DE TAREFAS. “ A MENTE HUMANA FUNCIONA COM REDES DE PROCESSAMENTO DE ESTÍMULOS, TENTANDO SEMPRE AVALIAR QUAL A MELHOR RESPOSTA.

O CÉREBRO NÁO É FEITO DE VÁRIAS GAVETAS, MAS DE REDES QUE FUNCIONAM EM PARARELO OU SEQÜENCIALMENTE.

MAS EM ATIVIDADE MAIS COMPLEXAS E SUBJETIVAS, AS REDES NEURAIS VARIAM MUITO DE PESSOA PARA PESSOA.

QUATRO REGIÕES DO CÉREBRO SÃO MAIS FORTEMENTE ATIVADAS QUANDO UM PESSOAS ESTÁ MENTINDO DO QUE QUANDO DIZ A VERDADE.

QUANDO UM GRUPO DE NEURÔNIOS SE COMPORTA DE DETERMINADA MAMEIRA, É POSSÍVEL IDENTIFICAR PADRÕES DE ATIVIDADE NEURONAL.


O PENSAMENTO É PRODUTO DA ATIVIDADE NEURONAL, SOB A ÓTICA DA COGNIÇÃO, É FRUTO DO PROCESSAMENTO DE INFORMAÇÕES. DO PONTO DE VISTA DA LINGÜISTICA E DA MATEMÁTICA, É UMA QUESTÃO DE EXPRESSÃO DE IDÉIAS POR MEIO DE SISTEMAS DE SÍMBOLOS, REGULADA POR REGRAS DE GRAMÁTICA E LÓGICA.

O CÉREBRO PRECISA DE UM CORPO E DA INTERAÇÃO COM O AMBIENTE, ACREDITO QUE A PERSONALIDADE VENHA DESSA INTERAÇÃO. ( FRANCISCO ORTEGA – PROFESSOR DE MEDICINA - RJ)

ASSASSINOS POR NATUREZA ?

O CÉREBRO CONTROLA O COMPORTAMENTO HUMANO, LOGO, PARA TENTAR ENTENDER POR QUE UMA PESSOA COMETE UM CRIME, SERIA PRECISO PENETRAR E ESCARAFUNCHAR DENTRO DESTE QUE É O MAIS IMPORTANTE ÓRGÃO DO CORPO.

SOMOS COMO SOMOS POR CONTA DO AMBIENTE EM QUE VIVEMOS, OU É A NOSSA PROGRAMAÇÃO INICIAL, HEREDITÁRIA, O QUE MAIS COMANDA NOSSAS AÇÕES ?
A CONCLUSÃO POR OUTRO LADO É SIMPLES : O COMPORTAMENTO VIOLENTO – CRIMINOSO – NUNCA TEM APENAS UMA MOTIVAÇÃO. É DO COMPLEXO RELACIONAMENTO ENTRE FATORES COMO ESSES ACIMA QUE SURGEM ASSASINOS SERIAIS.
E, COMO EXISTEM DIFERENTE TIPOS DE CRIMINOSOS, HÁ TAMBÉM DIFERENTES TIPOS DE CAUSAS DESSE COMPORTAMENTO. HÁ IMPORTANTES DIFERENÇAS NO CÉREBRO DE UM CRIMINOSOS QUE AGE POR IMPULSO E OUTRO QUE PLANEJA CUIDADOSAMENTE O CRIME QUE VAI COMETER.

A AGRESSÃO É ALGO COMUM NA NATUREZA. ANIMAIS USAM COMPORTAMENTO AGRESIVO PARA SOBREVIVER. ELE É ÓBVIO NO CASO DO PREDADOR CARNÍVORO QUE MATA A PRESA. MAS A AGRESSÃO TAMBÉM TEM PAPEL DENTRO DA MESMA ESPÉCIE, AJUDANDO O INDIVÍDUO A MANTER UM TERRITÓRIO E SEUS RECURSOS DE ÁGUA E COMIDA, E, NO CASO DOS MACHOS, TER ACESSO A FÊMEAS.
JUSTAMENTE POR SER TÃO ESSENCIAL NA EVOLUÇÃO BIOLÓGICA E NA “ SOBREVIVÊNCIA DOS MAIS APTOS” É QUE ESPECULOU QUE ALGUMA FORMA DE AGRESSÃO TENHA ORIGEM GENÉTICA. E QUE PARTE DESSA HERANÇA ESTARIA NO CÉREBRO.

ESTUDO MOSTROU QUE CRIMINOSOS TÊM MENOR ATIVIDADE NA ÀREA FRONTAL DO CÉREBRO.

LIDAR COM ADULTOS PRESOS É QUASE UM PERDA DE TEMPO. LIDAR COM GAROTOS QUANDO SÃO DELINQÜENTES JUVENIS É TARDE DEMAIS. NÓS TEMOS QUE PEGAR ESSES GAROTOS MAIS CEDO, QUANDO O CÉREBRO É MAIS PLÁSTICO.
E PLASTICIDADE E QUE NÃO FALTA NO CÉREBRO. SUA CARACTERÍSTICA MAIS MARCANTE É A CAPACIDADE DE AS CÉLULAS NERVOSAS CRIAREM CONEXÕES, O QUE AJUDA A EXPLICAR TANTO A INTELIGÊNCIA OU A FALTA DELA, COMO TAMBÉM OS REPAROS QUE PODEM SER FEITOS EM DETERMINADOS DANOS. O SISTEMA NERVOSO HUMANO COMPORTA MAIS DE 10 BILHÕES DE NEURÔNIOS. CADA UM DELES NO CÓRTEX CEREBRAL PODE INTERAGIR COM CERCA DE CEM OUTROS. OU SEJA, AS INTERCONEÇÕES CHEGAM AO TRILHÃO.

OS HOMENS PERSEGUEM E AS MULHERES ESCOLHEM

OS HOMENS PERSEGUEM E AS MULHERES ESCOLHEM. PODE PARECER UM ESTERÓTIPO FEMINISTA, MAS É A HERANÇA RECEBIDA DE NOSSOS ANCESTRAIS, QUE APRENDERAM AO LONGO DE MILHARES DE ANOS, O MODO DE PROPAGAR SEUS GENES. OS MACHOS DE TODAS AS ESPÉCIES SÃO PROGRAMADOS PARA CORTEJAR AS FÊMEAS, E ESTAS NORMALMENTE FAZEM A ESCOLHA ENTRE SEUS PRETENDENTES. ESSA É A ARQUITETURA CEREBRAL PARA O AMOR, PROJETADA PELOS REPRODUTORES VITORIOSOS NO PROCESSO DA EVOLUÇÃO. AO LONGO DO CURSO DE NOSSA EVOLUÇÃO COMO ESPÉCIE, NOSSOS CÉREBROS APRENDERAM A DETECTAR OS PARCEIROS MAIS SAUDÁVEIS, AQUELES QUE TÊM MAIS PROBABILIDADE DE NOS DAR FILHOS SAUDÁVEIS, AQUELES CUJOS RECURSOS E COMPROMETIMENTO PODEM AJUDAR NOSSOS FILHOS A SOBREVIVER.
NOSSO CÉREBRO ANÁLISA UM PARCEIRO EM POTENCIAL E, SE ELE SE ENCAIXAR NOS PADRÕES ANCESTRAIS, ABTEMOS UMA EXPLOSÃO DE SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS QUE AGEM COMO UM IMÃ.

ALGUNS ANTROPÓLOGOS ESPECULAM QUE A SELEÇÃO NATURAL FAVORECEU OS HOMENS COM HABILIDADE DE ENGANAR AS MULHERES E FAZER COM ELAS CONCORDEM EM TER RELAÇÕES SEXUAIS COM ELES. COMO RESULTADO, ELAS TIVERAM QUE MELHORAR SUA CAPACIDADE DE DETECTAR MENTIRAS MASCULINAS. É POR ISSO QUE O CÉREBRO FEMININO TIPICO NÃO ESTÁ TÃO PRONTO PARA ADMITIR SER LEVADO PELA EXALTAÇÃO SEXUAL, COMO O DOS HOMENS.
ALÉM DISSO, O CÉREBRO MASCULINO PARECE TER SIDO MAIS PROGRAMADO PARA LUXÚRIA. OS CENTROS CEREBRAIS RELACIONADO AO SEXO NO HOMEM SÃO CERCA DE DUAS VEZES MAIORES QUE ESTRUTURAS PARALELAS NO CÉREBRO FEMININO, ONDE O ESPAÇO DEDICADO A PROCESSAR EMOÇÕES É MAIOR. ISSO PODE EXPLICAR POR QUE 85% DOS HOMENS ENTRE 20 E 30 ANOS PENSAM EM SEXO A CADA 52 SEGUNDOS, ENQUANTO AS MULHERES PENSAM NO ASSUNTO UMA VEZ POR DIA (AUMENTANDO PARA TRÊS NOS DIAS FÉRTEIS). ISSO TAMBÉM AJUDA A EXPLICAR POR QUE OS HOMENS TÊM QUE CONVENCER AS MULHERES A FAZER SEXO.

DO PONTO DE VISTA BIOLÓGICO, AS MULHERES DEDICAM MENOS ESPAÇO MENTAL AS NECESSIDADE SEXUAIS, QUE AUMENTAM OU DIMINUEM AO LONGO DE CICLOS DE TESTOSTERONA MENSAIS. JÁ OS SISTEMAS CEREBRAIS MASCULINOS PARA O SEXO ENTRAM EM ALERTA CADA VEZ QUE ELES AVISTAM UMA MULHER ATRAENTE.

0 comentários:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial