Bendito aquele que semeia livros e faz o povo pensar. Castro Alves

DONALD J. TRUMP : DO LIVRO “ A ARTE DA NEGOCIAÇÃO”




PROCURO APRENDER COM O PASSADO, MAS FAÇO PLANOS PARA O FUTURO CONCENTRANDO-ME APENAS NO PRESENTE.

ÀS VEZES VALE A PENA SER UM POUCO AGRESSIVO.

ISSO SÓ VEM PROVAR QUE É PRECISO SER RÁPIDO NAS DECISÕES QUANDO É CHEGADA A HORA.

ESSA EXPERIÊNCIA ME ENSINOU ALGUMAS COISAS. PRIMEIRO, SEGUIR A INTUIÇÃO, POR MAIS QUE A COISA PAREÇA BOA NO PAPEL. SEGUNDO, É GERALMENTE MELHOR FICAR NAQUILO QUE SE SABE FAZER. E TERCEIRO, ÁS VEZES OS MELHORES INVESTIMENTOS SÃO AQUELES QUE NÃO SÃO FEITOS.

GOSTO DE PENSAR GRANDE. SEMPRE GOSTEI. PARA MIM, É MUITO SIMPLES : SE VOÇÊ TEM MESMO QUE PENSAR, PENSE GRANDE. MUITAS PESSOAS PENSAM PEQUENO PORQUE TÊM MEDO DO SUCESSO, MEDO DE TOMAR DECISÕES, MEDO DE GANHAR. E ISSO TRAZ UMA VANTAGEM MUITO GRANDE PARA PESSOAS COMO EU.

UM DOS PONTOS PRINCIPAIS PARA SE PENSAR GRANDE É UM FOCO TOTAL. ACHO QUE É QUASE UMA NEUROSE CONTROLADA, UMA QUALIDADE QUE PERCEBI EM MUITOS EMPRESÁRIOS BEM-SUCEDIDOS. ELES SÃO OBCECADOS, SÃO IMPULSIONADOS, TÊM UM ÚNICO PROPÓSITO E, ALGUMAS VEZES, CHEGAM A SER MANÍACOS. MAS TUDO ESTÁ CANALIZADO PARA O TRABALHO. ENQUANTO OUTRAS PESSOAS FICAM PARALISADAS PELA NEUROSE, AS PESSOAS SOBRE AS QUAIS ESTOU FALANDO SÃO BENEFICIADAS POR ELA.

DIZEM QUE ACREDITO NO PODER DO PENSAMENTO POSITIVO. NA VERDADE, ACREDITO NO PODER SO PENSAMENTO NEGATIVO. SOU MUITO CONSERVADOR NOS NEGÓCIOS. SEMPRE ENTRO NUM NEGÓCIO ESPERANDO PELO PIOR. SE VOCÊ ESPERA PELO PIOR, O MELHOR VIRÁ POR SI MESMO.

A FLEXIBILIDADE É OUTRA DE MINHAS CARACTERÍSTICAS. NUNCA FICO PRESO A UM NEGÓCIO OU A UMA SÓ ABORDAGEM. EM PRINCÍPIO, MANTENHO UMA PORÇÃO DE BALÕES NO AR, PORQUE MUITOS DELES CAIRÃO, NÃO IMPORTA QUÃO PROMISSORES PARECAM NO INICÍO. ALÉM DISSO, DEPOIS QUE FECHO UM NEGÓCIO, SEMPRE TENHO MEIA DÚZIA DE TÉCNICAS PARA FAZÊ- LO FUNCIONAR, PORQUE MUITA COISA PODE ACONTECER, MESMO COM PROJETOS MAIS BEM PLANEJADOS.
CONHEÇA SEU MERCADO. PERGUNTO, PERGUNTO, ATÉ COMEÇAR A SENTIR UMA INTUIÇÃO SOBRE ALGUMA COISA. É QUANDO TOMO UMA DECISÃO.APRENDI MUITO MAIS FAZENDO MINHAS PRÓPRIAS PESQUIZAS DE MERCADO ALEATORIAMENTE DO QUE PODERIA TER APRENDIDO COM AS MAIORES EMPRESAS DE CONSULTORIA.


A PIOR COISA QUE VOCÊ PODE FAZER EM UM NEGÓCIO É MOSTRAR-SE DESESPERADO PARA REALIZÁ-LO. ISSO FAZ COM QUE A OUTRA PARTE FAREJE SANGUE, E AÍ VOCÊ ESTÁ LIQUIDADO, VOCÊ TEM DE CONVENCER A OUTRA PARTE QUE O INTERESSE EM FAZER NEGÓCIO É DELA, É ALGO QUE A OUTRA PARTE QUER, PRECISA. MELHOR AINDA, NÃO PODE PASSAR SEM ELA.


FAÇA PROPAGANDA. É PRECISO DESPERTAR INTERESSE, CRIAR ENTUSIASMO. O ELEMENTO CHAVE DE MINHA PROMOÇÃO É O ESTARDALHAÇO. BRINCO COM FANTASIA DAS PESSOAS. ELAS PODEM NÃO PENSAR GRANDE POR SI MESMAS, MAS PODEM FICAR MUITO ENTUSIASMADAS COM OUTROS QUE O FAZEM. É POR ISSO QUE UM POUCO DE EXAGERO NÃO FAZ MAL A NINGUÉM. AS PESSOAS QUEREM ACREDITAR QUE AQUILO É A MELHOR COISA, A MAIOR DE TODAS, A MAIS ESPETACULAR.


REAJA. POR MAIS QUE VALHA A PENA ENFATIZAR O POSITIVO, HÁ HORAS EM O ÚNICO CAMINHO É O CONFRONTO. SOU MUITO BOM COM AS PESSOAS QUE SÃO BOAS PARA MIM. MAS MINHA EXPERIÊNCIA DIZ QUE, SE VOCÊ ESTÁ BRIGANDO POR ALGO EM QUE REALMENTE ACREDITA, MESMO QUE ISSO SIGNIFIQUE AFASTAR ALGUMAS PESSOAS, AS COISAS SEMPRE ACABAM DANDO CERTO.


UM DOS PROBLEMAS DE SER BEM-SUCEDIDO É QUE INEVITALVELMENTE VOCÊ É ALVO DE CIÚMES E INVEJA. EXISTEM PESSOAS – EU CLASSIFICO DE PERDEDORES – QUE SÓ SE REALIZAM NA VIDA TENTANDO ATRAPALHAR AS DEMAIS. NO QUE DIZ RESPEITO, SE ELAS TIVESSEM ALGUMA CAPACIDADE NÃO ESTARIAM LUTANDO CONTRA MIM, ESTARIAM É FAZENDO ALGUMA COISA CONSTRUTIVA.


CUMPRA SUAS PROMESSAS. NÃO SE PODE ILUDIR AS PESSOAS, PELO MENOS NÃO POR MUITO TEMPO.. VOCÊ PODE ESTIMULAR, FAZER UMA BELA PROMOÇÃO E CONSEGUIR TODO TIPO DE PUBLICIDADE, E AINDA ACRESCENTAR UM CERTO EXAGERO. MAS, SE NÃO CUMPRIR SUAS PROMESSAS, FATALMENTE AS PESSOAS DESCOBRIRÃO A VERDADE.


REDUZA OS CUSTOS. ACREDITO EM GASTAR O QUE SE TEM DE GASTAR, MAS NÃO ACREDITO EM GASTAR MAIS DO QUE SE DEVE GASTAR. A QUESTÃO É VOCÊ PODE SONHAR ALTO, MAS SEUS SONHOS NUNCA SERÃO MUITO GRANDES SE NÃO PUDER TORNÁ-LOS REALIDADE A UM CUSTO RAZOÁVEL. APRENDI COM MEU PAI QUE CADA CENTAVO CONTA.


DIVIRTA-SE. NÃO ME ILUDO. A VIDA É FRÁGIL E O SUCESSO NÃO MUDA ESSE FATO. PELO CONTRÁRIO, O SUCESSO TORNA-A AINDA MAIS FRÁGIL. TUDO PODE MUDAR DE UMA HORA PARA OUTRA, E É POR ISSO QUE PROCURO NÃO LEVAR A SÉRIO AS COISAS QUE ACONTECEM. DINHEIRO NUNCA FOI MINHA GRANDE MOTIVAÇÃO, EXCETO COMO UM FORMA DE MANTER A POSIÇÃO. O DIVERTIDO MESMO É PARTICIPAR DO JOGO.


A GENTE NÃO PODE SE ASSUSTAR. TEMOS DE FAZER O QUE É NECESSÁRIO, SUSTENTAR NOSSA POSIÇÃO, MANTER A POSE, E O QUE FOR, SERÁ.


QUANDO UMA EMPRESA CONSTATA QUE SUAS VENDAS ESTÃO CAINDO, A PRIMEIRA COISA QUE FAZ É CORTAR A VERBA DE PUBLICIDADE.PORÉM, SE AS PESSOAS NÃO ESTÃO COMPRANDO, A ÚNICA COISA RACIONAL A FAZER É EXATAMENTE O CONTRÁRIO, OU SEJA, AUMEMENTAR A PUBLICIDADE.


COM MUITO MAIS FREQUÊNCIA QUE SE POSSA IMAGINAR, A PRÓPRIA PERSISTÊNCIA É QUE FAZ A DIFERENÇA ENTRE O SUCESSO E O FRACASSO.


A BOA PUBLICIDADE É PREFERÍVEL À MÁ, PORÉM, A MÁ PUBLICIDADE, ÀS VEZES, É MELHOR QUE NENHUMA. EM SUMA, A CONTOVÉRSIA VENDE.


COMO QUASE TUDO NA VIDA, O TEMPO EXIGE MUDANÇAS E É MELHOR ACEITAR ESSE FATO.


NÃO RARO, AS MELHORES OPORTUNIDADES PARA SE FAZER NEGÓCIOS SURGEM DURANTE OS PIORES ACONTECIMENTOS.


EXISTEM OCASIÕES EM QUE É PRECISO SER AGRESIVO MAS, EM OUTRAS, A MELHOR ESTRATÉGIA É FICAR BEM QUIETINHO.


HERANÇAS SÓ DESTROEM O CARÁTER E A MOTIVAÇÃO.


SEI, POR EXPERIÊNCIA PRÓPRIA, QUE O ÚNICO MEIO DE CONSEGUIR QUE ATÉ MESMO O MELHOR EMPREITERO TERMINE UMA OBRA NO PRAZO, E DENTRO DO ORÇAMENTO, É PRESSIONÁ-LO O TEMPO TODO.


O PROBLEMA É QUE, QUANDO OS REPRESENTANTES DA ADMINISTRAÇÃO DE UMA GRANDE CIDADE DEIXAM DE TOMAR DECISÕES, APARECE O QUE CHAMO DE ALGEMAS BUROCRÁTICAS. A DESONESTIDADE É INTOLERÁVEL, PORÉM A INÉRCIA E A INCOMPETÊNCIA TAMBÉM PODEM SER INTOLERÁVEIS.


ACONTECE, PORÉM, QUE SOMOS AVALIADOS NÃO PELAS COISAS QUE ASSUMIMOS, MAS POR AQUILO QUE REALIZAMOS.


PIRACICABA, 29 DE SETEMBRO 2003.




EU DEVIA 9 BILHÕES DE DÓLARES E ESTAVA A BEIRA DA FALÊNCIA. HOJE TENHO MAIS DINHEIRO DO QUE NUNCA TIVE. E SABE COMO EU CONSEGUI DAR A VOLTA POR CIMA ? É SIMPLES : JAMAIS ME DEIXEI ABATER. MANTER-SE ATIVO E NO CONTROLE DA SITUAÇÃO, APESAR DAS ADVERSIDADES, É O SEGREDO PARA SER BEM-SUCEDIDO. ( 07/04/2004, ENTREVISTA À REVISTA VEJA)

0 comentários:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial