Bendito aquele que semeia livros e faz o povo pensar. Castro Alves

NAPOLEÃO BONAPARTE
1769-1821


NA GUERRA, COMO NOS AMORES, PARA DECIDIR É NECESSARIO VER-SE DE PERTO. QUE VENHAM. TANTO VALE ACABAR COM ISSO HOJE COMO NOUTRO DIA.

ELE NÃO TINHA POR HÁBITO PLANIFICAR COM MUITA ANTECEDÊNCIA OS DETALHES DA COMPANHA. PREFERIA SE FIXAR NOS OBJETIVOS ESSENCIAIS E EM UMA APROXIMADA DISTRIBUIÇÃO CRONOLÓGICA DE SEUS MOVIMENTOS. AFINAL A LARGA EXPERIENCIA LHE ENSINARA QUE DURANTE CADA BATALHA SERIA MUITAS VEZES NECESSÁRIO MUDAR A TÁTICA UTILIZADA, CONFORME AS CIRCUNSTÂNCIAS DADAS.

ELE SE PREOCUPAVA MUITO EM SE ILUSTRAR JUNTO AOS ESPECIALISTAS DE CADA MATÉRIA, PROCURANDO ADQUIRIR ASSIM UMA VISÃO ENCICLOPÉDICA DA REALIDADE.

NUNCA DUVIDEI DE DEUS, PORQUE MESMO QUE MINHA RAZÃO SEJA INCAPAZ DE COMPREENDÊ-LO, MINHA INTUIÇÃO CONVENCE-ME DE SUA EXISTÊNCIA.

A SABEDORIA POLITICA EM FAZER O QUE O DESTINO ORDENA E IR ATÉ ONDE A IRRESISTIVEL MARCHA DOS ACONTECIMENTOS NOS CONDUZIR.

E ENQUANTO UM MISTÉRIO POR DEMAIS SOMBRIO ENVOLVIA PARA ELE O DESTINO, ACREDITAVA PODER CALCULAR ANTECIPADAMENTE, COM PRECISÃO MATEMÁTICA, OS EFEITOS DO ACASO NO CURSO DE UMA BATALHA : É MUITO IMPORTANTE NÃO NOS ENGANARMOS, PORQUE O MENOR DETALHE PODE MODIFICAR O CONJUNTO... MAS PARA OS CLARIVIDENTES TORNA-SE UMA REALIDADE.

RESIGNAR-SE E RECONHECER A VERDADEIRA SOBERANIA DA RAZÃO, EIS O VERDADEIRO TRIUNFO DA ALMA. A DESVENTURA TEM TAMBÉM SEUS LADOS BONS; ENSINA-NOS AS VERDADES...

HÁ VÍCIOS E VIRTUDES CONFORME AS CIRCUNSTÂNCIAS.

SINTO-ME IMPELIDO PARA UM OBJETIVO QUE NÃO CONHEÇO. QUANDO O TIVER ATINGIDO, UM ÁTOMO BASTARÁ PARA ABATER-ME. ATÉ LÁ, NENHUMA FORÇA HUMANA PODERÁ COISA ALGUMA CONTRA MIM...MEUS DIAS ESTÃO CONTADOS.

NINGUÉM PODERIA IMAGINAR, MUITO MENOS NAPOLEÃO, QUE ESSA CAMPANHA DE GUERRILHAS, ABERTA PELOS CAMPONESES “ ESPANHÓIS” CONTRA AS BEM ARMADAS TROPAS FRANCESAS, ERA O PRIMEIRO SINAL DA PAULATINA QUEDA DE TODO O IMPÉRIO NAPOLEÔNICO.

EM TODO EMPREENDIMENTO, É PRECISO DAR DOIS TERÇOS À RAZÃO E UM TERÇO AO ACASO : AUMENTAI A PRIMEIRA FRAÇÃO, E SEREIS PULSILÂNIMES; AUMENTAI A SEGUNDA E SEREIS TEMERÁRIOS.

MINHA GLORIA NÃO CONSISTE NAS QUARENTA VITÓRIAS, NEM NO FATO DE TER IMPOSTO MINHA VONTADE AO REIS. WATERLOO APAGOU A LEMBRANÇA DE MUITAS VITÓRIAS. O ÚLTIMO ATO FEZ ESQUECER O PRIMEIRO. MINHAS ESCOLAS, MEU ENSINO MÚTUO PREPARAM GERAÇÕES DESCONHECIDAS.

0 comentários:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial