Bendito aquele que semeia livros e faz o povo pensar. Castro Alves

LEONARDO DA VINCI
1452-1519

O MAIOR PRAZER ESTÁ NA CONTEMPLAÇÃO. POBRE É AQUELE QUE TEM APENAS DESEJOS MATERIAIS.

A PRÁTICA DEVE ALICERÇAR-SE SOBRE UMA BOA TEORIA.

A NECESSIDADE É A MELHOR MESTRA E GUIA DA NATUREZA.

A EXPERIÊNCIA NOS ENSINA A PERSEVERAR EM DIREÇÃO DO QUE É POSSÍVEL.

O AMOR À VIRTUDE TE DESVIAS DAS COISAS VIS E TRISTES E TE FAZ CONTEMPLAR AS COISAS VIRTUOSAS E HONESTAS.

O CONHECIMENTO TORNA A ALMA JOVEM E DIMINUE A AMARGURA DA VELHICE. COLHE, POIS, A SABEDORIA. ARMAZENA SUAVIDADE PARA O AMNHÃ

SE OS QUE TE CRITICAM TIVEREM RAZÃO, FAZE AS CORREÇÕES NECESSÁRIAS. SE NÃO, AGE COMO SE NÃO TIVESSE OUVIDO O QUE DIZEM.

PINTOR: DEVE HAVER TAL PODER DE EMOÇÃO NA FISIONOMIA DAS CRIATURAS QUE PINTAS, QUE O TEU QUADRO PAREÇA, AO OBSERVADOR, CAPAZ DE FAZER OS MORTOS RIR E CHORAR.

O JULGAMENTO DE UM INIMIGO É, FREQUENTEMENTE, MAIS VERDADEIRO E BENÉFICO DO QUE O QUE DE UM AMIGO. O ÓDIO DOS HOMENS É QUASE SEMPRE MAIS PROFUNDO DO QUE O AMOR. O OLHAR DE QUEM ODEIA É MAIS PENETRANTE DO QUE O OLHAR DE QUEM AMA. UM VERDADEIRO AMIGO É SEMELHANTE A TI PRÓPRIO. UM INIMIGO NÃO SE PARECE CONTIGO, E NISSO RESIDE A TUA FORÇA. O ÓDIO REVELA MUITA COISA QUE PERMANECE OCULTA AO AMOR. LEMBRA-TE DISSO E NÃO DESPREZE A CENSURA DOS INIMIGOS.

O OJETIVO MAIS ALTO DO ARTISTA, CONSISTE EM EXPRIMIR NA FISIONOMIA E NOS MOVIMENTOS DO CORPO AS PAIXÕES DA ALMA.

LEMBRA-TE : ENTRE A LUZ E A OBSCURIDADE, HÁ ALGUMA COISA INTERMEDIÁRIA, DUAL, PERTENCENDO, IGUALMENTE, A UMA E OUTRA, UMA SOMBRA CLARA, OU UMA LUZ ESCURA. PROCURA-A, Ó ARTISTA : NELA ESTÁ O SEGREDO DA BELAZA QUE FASCINA !

EXAMINA AS OBRAS DE VÁRIOS MESTRES, PARA ADQUIRIR FACILIDADE EM PRATICAR O QUE JÁ TENHA APRENDIDO.

BEM VÊS QUE A FÉ COOPEROU COM AS SUAS OBRAS, E QUE PELAS OBRAS A FÉ FOI APERFEIÇOADA. (TIAGO – 2:22)

QUERO INSERIR, ENTRE OS PRECEITOS QUE DOU, UMA NOVA MANEIRA DE ESPECULAÇÃO, QUE AINDA PAREÇA DE POUCA IMPORTÂNCIA, E QUASE DIGNA DE RISO, NEM POR ISSO DEIXA DE SER MUITO ÚTIL PARA MOTIVAR O INICIANTE À INVENSÃO PROFUNDA. ASSIM, QUANDO VIRES ALGUMA PAREDE MANCHADA, OU ALGUMAS PEDRAS ÁSPERAS, PODERÁS, OLHANDO-AS COM CUIDADO E ATENÇÃO, ADIVINHAR E DESCOBRIR GRANDE SEMELHANÇA COM ALGUNS PAÍSES, BATALHAS, PORTES DE FIGURAS, FISIONOMIAS ESTRANHAS, ROUPAR PARTICULARES E OUTRA INFINITAS COISAS. PORQUE É DE SEMELHANTES CONFIGURAÇÕES QUE O GÊNIO TIRA NOVA INVENÇÕES.

POUCO CONHECIMENTO, FAZ QUE AS CRIATURAS SE SINTAM ORGULHOSAS. MUITO CONHECIMENTO, QUE SE SINTAM HUMILDES.

O FALÇÃO SOMENTE CAÇA GRANDES PASSÁROS E SE DEIXARIA MORRER ANTES QUE ALIMENTAR-SE DE PEQUENOS. O ARTISTA DEVE, À MANEIRA DO FALÇÃO, BUSCAR A SUPREMA PERFEIÇÃO.

A VANGLÓRIA É O ÚLTIMO VÍCIO PARA VENCER.



LEONARDO DA VINCI ERA AMBIDESTRO PERFEITO : COM A MÃO ESQUERDA DESENHAVA; COM A DIREITA PINTAVA. NESSA UNIÃO DE DUAS FORÇAS OPOSTAS CONSISTIA, SEGUNDO AFIRMAVA ELE PRÓPRIO, A SUA SUPERIORIDADE SOBRE OS OUTROS ARTISTAS.

A FELICIDADE ESTÁ NA ATIVIDADE.

A PALAVRA DA VERDADE É UMA SÓ, E QUANDO É PRONUNCIADA DEVEM CESSAR OS GRITOS DOS QUE DISPUTAM. SE PORÉM, OS GRITOS CONTINUAM, É PORQUE AINDA NÃO HÁ VERDADE. ( QUANDO VOCÊ ESTÁ SEMPRE CERTO ALGUMA COISA ESTÁ ERRADA)

NÃO É A EXPERIÊNCIA, A MÃE DE TODAS AS ARTES E CIÊNCIAS, QUE ENGANA AS PESSOAS, MAS SIM A IMAGINAÇÃO, QUE LHES PROMETE O QUE A EXPERIÊNCIA NÃO LHES PODE DAR. A EXPERIÊNCIA É INOCENTE; OS NOSSO DESEJOS VÃOS E INSANOS É QUE SÃO CRIMINOSOS. DISTINGUINDO A MENTIRA DA VERDADE, A EXPERIÊNCIA NOS ENSINA A PERSEVERAR EM DIREÇÃO DO QUE É POSSÍVEL, E NÃO ESPERAR PELA IGNORÂNCIA, ATINGIR O QUE É INATINGÍVEL, A FIM DE QUE NÃO SEJAMOS COMPELIDOS, VENDO A NOSSA ESPERANÇA POR TERRA, A ENTREGAR-NOS AO DESESPERO.

0 comentários:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial