Bendito aquele que semeia livros e faz o povo pensar. Castro Alves

POTENCIAL

QUANDO ACREDITAMOS QUE SOMOS CAPAZES, OCORRE UM AUMENTO SUBSTANCIAL DE ENDORFINA, QUE CAI NA CORRENTE SANGUÍNEA. A SEROTONINA. QUE É UMA DAS PRINCIPAIS ENDORFINAS, É UM NEUROTRANSMISSOR RESPONSÁVEL POR LEVAR INFORMAÇÕES DE UM NEURÔNIO PARA OUTRO – EM RESUMO : TENHA CRENÇAS BOAS E ISSO VAI LHE AJUDAR, ENTRE OUTRAS COISAS, A DESENVOLVER SUA MEMÓRIA COM MUITO MAIS NATURALIDADE.
TUDO NA VIDA É EVOLUÇÃO.
NASCEMOS COM UM POTENCIAL QUE PRECISA SER INCITADO PARA NOS TORNARMOS INTELIGENTES. ESTUDOS CEREBRAIS MOSTRAM QUE, NO DECORRER DA VIDA, DESENVOLVEMOS 70% DE MEMORIZAÇÃO. APENAS 30% ESTÁ RELACIONADA COM HEREDITARIEDADE.
EXISTEM MEDICAMENTOS QUE AFINAM O SANGUE COM ISSO, AS TROCAS GASOSAS DO ORGANISMO SÃO ESTIMULADAS OCASIONANDO UM ARMAZENAMENTO DE ENERGIA. MAIS ENERGIA PREDISPÕE A MEMÓRIA A TRABALHAR MELHOR. A MANEIRA MAIS ADEQUADA DE TREINAR A MEMÓRIA É ESTIMULAR O CÉREBRO.

GINÁSTICA PARA OS NEURÔNIOS
PEQUENAS AÇÕES NO DIA-A-DIA QUE AJUDAM A MANTER A MEMÓRIA AFIADA.

1) HORA DA COMPRA : NO SUPERMERCADO, TENTAR LEMBRAR-SE DE TUDO O QUE ESTÁ NA LISTA DE COMPRAS SEM TIRÁ-LA DO BOLSO. DEPOIS DE ENCHER OCARRINHO, CONFERIR A LISTA PARA VER SE FALTOU ALGUMA COISA.
2) VIDA SOCIAL : AO SER APRESENTADO A ALGUÉM, ESTUDAR O ROSTO DA PESSOA, IDENTIFICAR ALGUMA CARACTERÍSTICA PECULIAR E ASSOCIAR O NOME DELA A ESSE DIFERENCIAL. ESTUDOS MOSTRAM QUE QUEM FAZ ASSOCIAÇÕES COM A APERÊNCIA SE LEMBRA MAIS FACILMENTE DOS NOMES.
3) ORDEM NO DIA-A-DIA : MANTER ROTINAS. COMO DEIXAR AS CHAVES DE CASA OU DO CARRO SEMPRE NO MESMO LUGAR, TER UMA AGENDA E ANOTAR TUDO DURANTE REUNIÕES E SEMINÁRIOS EVITA QUE A MENTE FIQUE SOBRECARREGADA.
4) ESTÍMULOS NO CÉREBRO : LER LIVROS, RESOLVER PROBLEMAS MATEMÁTICOS, APRENDER UM NOVO IDIOMA, JOGAR XADRES, DAMAS OU FAZER PALAVRAS CRUZADAS. ESSAS ATIVIDADES ESTIMULAM A AÇÃO DOS NEURÔNIOS.
5) TESTE DAS NOTÍCIAS : AO LER O JORNAL E REVISTAS, FAZER UM RESUMO MENTAL DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS. DEPOIS, COMENTÁ-LAS COM ALGUÉM COM MÁXIMO DE INFORMAÇÕES E DETALHES.
6) MENTE SÃ CORPO SÃO : PRATICAR EXERCÍCIOS FÍSICOS, PRINCIPALMENTE OS AERÓBICOS. ELES AUMENTAM OXIGENAÇÃO DO CÉREBRO E A PRODUÇÃO DE UMA SUBSTÂNCIA CHAMADA BDNF, ESSENCIAL PARA O BOM FUNCIONAMENTO DO HIPOCAMPO, REGIÃO CEREBRAL QUE REGULA O PROCESSO DE MEMORIZAÇÃO.
7) RESPEITO AO SONHO : DORMIR BEM. ESTUDOS SUGEREM QUE OS REGISTROS DE MEMÓRIA SE CONSOLIDAM DURANTE O SONO.

0 comentários:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial