Bendito aquele que semeia livros e faz o povo pensar. Castro Alves

CRIATIVIDADE – Q.I.

PESSOAS COM Q.I.(QUOCIENTE DE INTELIGÊNCIA) ALTO TÊM REFLEXOS MAIS RÁPIDOS, TOMAM DECISÕES EM MENOS TEMPO E SEUS CÉREBROS GASTAM MENOS ENERGIA PARA SOLUCIONAR PROBLEMAS. Q.I. AVALIA APENAS ALGUMAS HABILIDADES DA NOSSA MENTE, E NÃO NECESSARIAMENTE AS MAIS IMPORTANTES.
NOSSO Q.I. ESTÁ SUBINDO PARA LIDAR COM UMA VIDA CADA VEZ MAIS COMPLEXA.
A CAPACIDADE DE REALIZAR NOVAS ASSOCIAÇÕES ENTRE INFORMAÇÕES É A CHAVE PARA O PENSAMENTO CRIATIVO. ESTÁ HABILIDADE TAMBÉM É CHAMADA DE DOMÍNIO DA PRODUÇÃO DE IDÉIAS.
O PODER DE GERAR SOLUÇÕES GENIAIS ESTÁ NA FORMAÇÃO DO SEU CÉREBRO. MAS UM REPERTÓRIO VASTO E UM AMBIENTE ESTIMULANTE TAMBÉM PODEM TURBINAR A SUA CRIATIVIDADE.
SÃO AS PESSOAS RAIVOSAS QUE MUDAM O MUNDO.
A RAIVA PODE INCENTIVAR AS VITÓRIAS.
O LOBO CONQUISTA TERRITÓRIOS, AS OVELINHAS, NÃO.
A RAIVA E A CAPACIDADE DE SE PROJETAR É A INSTABILIDADE QUE LEVA À AÇÃO CRIATIVA, É A ARGÚCIA, QUE FAZ AS PESSOAS SE DESTACAREM. ( DIOGO LARA)
A CRIATIVIDADE É ESSENCIAL ATÉ PARA A SOBREVIVÊNCIA.
VER OU IMAGINAR OBJETOS ACABA ATIVANDO OS NEURÔNIOS. A IMAGINAÇÃO FAZ FUNCIONAR AS PARTES DO CÉREBRO QUE VEEM PELO LADO DE DENTRO.
A CRIATIVIDADE SURGE DA COMBINAÇÃO DE IDÉIAS.
A CRIATIVIDADE NÃO PODE SER MEDIDA OBJETIVAMENTE É A CAPACIDADE DE GERAR RESPOSTAS ALTERNATIVAS QUE INIDICA O POTENCIAL.
COMO A INTELIGÊNCIA, A CRIATIVIDADE É A CAPACIDADE DE SOLUCIONAR PROBLEMAS. QUAISQUER QUE SEJAM.
CRIATIVIDADE E A CAPACIDADE DE GERAR IDÉIAS VINCULADAS A DOIS COMPONENTES. O PRIMEIRO É REPRODUZIR A ORIGINALIDADE. O SEGUNDO É A ADAPTABILIDADE.
O PENSAMENTO PODE SER DIVIDIDO EM DOIS TIPOS : O CONVERGENTE, QUE VAI NA DIREÇÃO DE UMA ÚNICA RESPOSTA CORRETA – CARACTERISTICA DOS TESTE DE Q.I., E O DIVERGENTE QUE RESULTA NA CAPACIADE DE GERAR RESPOSTA ALTERNATIVAS. UMA PESSOA FLUENTE (QUE TEM MUITAS PROPOSTAS PARA A MESMA QUESTÃO), FLEXÍVEL(QUE NÃO FICA SEMPRE EXPLORANDO A MESMA IDÉIA, MAS SABE A HORA DE MUDAR O JOGO) E ORIGINAL(QUE GERA RESPOSTAS INCOMUNS) TEM MUITO MAIS CHANCES DE SE DAR BEM DO QUE AQUELA QUE SEGUE TODAS AS REGRAS, ESGOTA AS POSSIBILIDADES RAPIDAMENTE E TEM OPINIÃO FORMADA E IMUTÁVEL SOBRE O MUNDO.
(J.P. GUILFORD – PSICÓLOGO NORTE-AMERICANO)
A CRIAÇÃO, COMO TODAS AS SUAS FASES-INTERESSE, PREPARAÇÃO, INCUBAÇÃO, ILUMINAÇÃO E APLICAÇÃO – PASSA INEVITAVELMENTE POR TODOS OS QUADRANTES DO CÉREBRO.
CÉREBRO - ( OS QUATRO QUADRANTES)
ESQUERDO DIREITO
1.LÓGICO
2.HOLÍSTICO
ANALÍTICO INTUITIVO
FACTUAL INTEGRADOR
QUANTITATIVO SINTETIZADOR
3.ORGANIZADO
4.INTERPESSOAL
SEQÜENCIAL SUBJETIVO
PLANEJADO SINESTÉSICO
DETALHADO EMOCIONAL
BRAINSTORMING = CRIAÇÃO ESPONTÂNEA DE IDÉIAS.
TODA ENERGIA POSTA NO PROCESSO FAZ A MENTE TRABALHAR COM MAIS AFINCO PARA CHEGAR AO PROPÓSITO.
A CRIATIVIDADE É CENTRADA NA IMAGINAÇÃO E A BASE DA IMAGINAÇÃO É A EXPERIÊNCIA.
O REPERTÓRIO DE EXPERIÊNCIA E CONHECIMENTO PODE ALTERAR O COMPORTAMENTO. QUALQUER MUDANÇA NO COMPORTAMENTO MUDA TAMBÉM A ESTRUTURA CEREBRAL.
(SUZANA HERCULANO – NEUROCIENTISTA)
O SEGREDO É TREINAR O CÉREBRO PARA FAZER O MAIOR NÚMERO DE ASSOCIAÇÕES POSSÍVEL. A CRIATIVIDADE E ALGO QUE SE DEVE A INTEREÇÃO ENTRE ALGUMAS DE NOSSAS MEMÓRIAS E COISAS QUE ACONTECEM DEPOIS, COM AS QUAIS TROPEÇAMOS. FELIZ E CRIATIVO É AQUELE QUE TROPEÇOU E DAI INVENTA ALGO.
(IVAM IZQUIERO – NEUROCIENTISTA)
QUEM SÃO OS CRIATIVOS POTENCIAIS
1. TÊM UMA FASTA GAMA DE INTERESSES CULTURAIS, INTELECTUAIS E ESTÉTICOS. INDIVÍDUOS COM CONHECIMENTO QUE VENHAM DE CONTEXTO VARIADOS TÊM MAIS PROBABILIDADE DE ENCONTRAR CONCEITOS NOVOS, ENRIQUECENDO ASSIM AS ASSOCIAÇÕES ENTRE AS IDÉIAS.
2. SÃO BASTANTE ABERTOS AO ESTÍMULOS NOVOS, COMPLEXOS E AMBÍGUOS QUE ESTÃO AO SEU REDOR. PESSOAS RECEPTIVAS ESTARÃO NECESSARIAMENTE EXPOSTA A UM LARGO ESPECTRO DE IDÉIAS POTENCIAIS DURANTE A FASE DE INCUBAÇÃO DO PROCESSO CRIATIVO.
3. SÃO CAPAZES DE TER ATENÇÃO DESFOCADA. ISSO PERMITE QUE A MENTE PRESTE ATENÇÃO, DE MODO NEGLIGENTE, EM MAIS DE UMA IDÉIA OU ESTÍMULO SIMULTANEAMENTE, MESMO QUANDO ESSSA COGNIÇÃO E PERCEPÇÕES NÃO TÊM UMA RELAÇÃO ÓBVIA ENTRE ELAS.
4. TENDEM A TRABALHAR EM VÁRIOS PROJETOS INTER-RELACIONADOS AO MESMO TEMPO, PULANDO PARA FRENTE E PARA TRÁS DE ACORDO COM O QUE PARECE MAIS PROMISSOR NO MOMENTO. CRIADORERS TALENTOSOS SÃO AQUELES SUFICIENTEMENTE FLEXÍVEIS PARA APROVEITAR OPORTUNIDADES INESPERADAS.
5. SÃO INDEPENDENTES, AUTÔNOMOS, NÃO CONVENCIONAIS E TALVEZ ATÉ ICONOCLASTAS (ATACAM CRENÇAS ESTABELECIDAS OU INSTITUIÇÕES VENERADAS OU SÃO CONTRA QUALQUER TRADIÇÃO). COMO CONSEQUÊNCIA, IRÃO IMPOR MENOS LIMITAÇÕES A IDÉIAS QUE, INICIALMENTE, PARECEM ABSURDAS.
6. SÃO INTROVERTIDOS OU ATÉ UM POUCO ANTI-SOCIAIS. COMO PROCESSO DE VARIAÇÃO-SELEÇÃO OCORRE POR MEIOS DE SEQÜÊNCIAS DE LIVRE ASSOCIAÇÃO, A CRIAÇÃO REQUER LONGAS HORAS DE CONTEMPLAÇÃO SOLITÁRIA. A PESQUISA EXPERIMENTAL DEMONSTROU QUE A SOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM GRUPO PRODUZ RESULTADOS DESOLADORES SE COMPARADA AO TRABALHO INDIVIDUAL.
ESTUDOS DIVULGADOS NA INGLATERRA (2005) MOSTRA QUE O QI DOS HOMENS É, EM MÉDIA 5 PONTOS MAIS ALTO QUE O DAS MULHERES. ( PAUL IRWING – RIVHARD LYNN – PROFESSORES DE PSICOLOGIA)
QI – 150 ( NÍVEL DE GENIALIDADE) 5,5 HOMENS PARA 1 MULHER.
O CÉREBRO MASCULINO É 10% MAIOR E MAIS PESADO QUE O FEMININO. O FUNCIONAMENTO DOS HEMISFÉRIOS CEREBRAIS É DIFERENTE ENTRE HOMENS E MULHERES. O HOMEM VAI DE PEDAÇO EM PEDAÇO ATÉ CHEGAR AO TODO; A MULHER CONSEGUE APREENDER O TODO SEM ANALISAR PEDAÇO POR PEDAÇO.
OS TESTES DE QI MUITAS VEZES NÃO ABRANGEM TODAS AS QUESTÕES LIGADA À INTELIGÊNCIA, COMO A QUESTÃO EMOCIONAL. SE UM HOMEM TIVER QI ELEVADÍSSIMO E UM LADO EMOCIONAL CONTURBADO, A APLICABILIDADE DE INTELIGÊNCIA FICA COMPROMETIDA. ( LUIZ CELSO VILANOVA – NEUROLOGISTA – USP)
A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL FEMININA É SUPERIOR À DOS HOMENS. ( ESPOSA DE : RICHARD LYNN PROFESSOR DE PSICOLOGIA)
AS MULHERES NÃO NASCERAM PARA CIÊNCIAS EXATAS.
( LARRY SUMMERS – REITOR DE HARVARD)

0 comentários:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial